22.5 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

Pai com pouco tempo de vida escreve 800 bilhetes de amor e incentivo à filha

- Publicidade -

20/10/2014 15h32 – Atualizado em 20/10/2014 15h32

Um pai descobre que tem pouco tempo de vida, mas muito ainda o que ensinar para a filha. Com uma ideia simples, ele encontrou uma forma de continuar perto dela e mostrar seu amor, mesmo depois da morte

Garth e Emma, pai e filha, sempre foram melhores amigos. Parceiros na pescaria, nas festas, nas brincadeiras.

Mesmo quando estavam separados, quando ela ia para a escola, por exemplo, tinham um jeito de ficarem próximos. Desde que ela tinha cinco anos, Garth cultiva um hábito: escreve mensagens de amor e de incentivo em guardanapos colocados na lancheira da filha.

Como esta: “Querida Emma, às vezes, quando eu preciso de um milagre, eu olho nos teus olhos e percebo que eu já criei um. Com amor, Papai”.

“Os bilhetes do meu pai me inspiram durante o dia. Por exemplo, se tenho uma prova difícil e preciso de algo para me tranquilizar”, ela conta.

“Ela foi crescendo e começou a prestar atenção no que eu escrevia, era uma maneira de me comunicar com a Emma durante o dia. Em uma manhã, e ela ainda era bem novinha, fiz o lanche dela e esqueci de colocar o bilhete. Ela me olhou e disse: ‘cadê minha mensagem?’. Foi quando percebi que isso tinha importância também para ela”, ele lembra.

Há três anos, Garth recebeu o diagnóstico de câncer: estava com um tumor em um dos rins.

“Dizer para sua filha que você tem câncer é provavelmente a coisa mais difícil do mundo”, ele diz.

“Foi muito duro saber que ele tinha câncer. Ele era uma rocha, apesar de tudo o que estava acontecendo”, ela conta.

Até aquele dia, Emma, então com dez anos, lia os bilhetes do pai e jogava no lixo. Mas depois passou a guardá-los. “Eu comecei a guardar as mensagens, a pensar mais nelas, prestar mais atenção. Isso é muito especial para mim e torna o meu pai ainda mais especial”, ela diz.

Apesar do transplante de um rim, o câncer voltou. “Foi neste momento que meu médico disse que eu iria morrer”, lembra Garth.

Segundo os médicos, a probabilidade de Garth estar vivo quando Emma completar o ensino médio é de apenas 8%. Por causa disso, ele decidiu escrever 826 mensagens para a filha, uma para cada dia que a menina terá pela frente até se formar no colégio. Todas estão guardadas em um baú.

“Eu sentei e fiz uma promessa para mim mesmo que iria escrever todos os bilhetes necessários até que ela se formasse. E seriam 826 dias. Eu não disse para ninguém que iria fazer isso porque não queria que soubessem que eu estava pensando na morte. Os bilhetes estão guardados, esperando, mas eu espero nunca ter que usá-los”, conta Garth.

O tratamento tem sido difícil. Por causa dos remédios, o cabelo e a pele de Garth perderam a cor.

Todos os bilhetes que Emma já recebeu ficam em uma caixa. E ela nos lê um dos favoritos: “Seja maluca, seja boba, seja qualquer coisa. A vida é muito curta para fazer algo que não traga felicidade”.

Qual dessas é Emma? “Todas elas, ou talvez ‘qualquer coisa’. Acho que sou qualquer coisa”, ela brinca.

Os guardanapos e a história de Garth viraram um livro que foi lançado nos Estados Unidos e que deve chegar logo a mais sete países, inclusive ao Brasil. Em breve, também vão ganhar as telas do cinema. Mas ele faz questão de dizer que esta não é uma história sobre câncer, e sim sobre o legado que um pai quer deixar para filha.

“Nós todos somos mortais, vamos morrer um dia. Eu sei disso há algum tempo e percebi que tenho muito trabalho ainda a fazer. Emma tem apenas 14 anos e há muitas coisas que eu gostaria de ensinar a ela até se tornar adulta e mostrar o quanto a amo. Então, pretendo fazer isso com a ajuda dessas mensagens”, ele diz.

“São uma maneira de ter meu pai perto de mim”, garante Emma.

“Meu pai morreu há três anos de câncer e eu não tenho nada dele escrito, até os cartões de aniversário eram minha mãe que escrevia. E não quero isso para minha filha. Eu quero que ela saiba quem eu sou e no que eu acredito. E espero que ela possa levar isso para a vida dela”, explica Garth.(G1)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights