34.1 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

Educação inicia palestras sobre diversidade e inclusão

- Publicidade -

16/03/2015 09h03 – Atualizado em 16/03/2015 09h03

Douradosagora

A prefeitura de Dourados, através da Secretária Municipal de Educação, inicia na próxima segunda-feira, dia 16, as palestras e colóquios sobre “Diversidade e Inclusão”, propostas para o ano de 2015. As palestras, colóquios e oficinas começaram em 2014 com o objetivo de discutir e refletir as questões da defesa dos direitos humanos como um compromisso de todos.

As palestras são coordenadas pelo Necadi (Núcleo de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), sob a responsabilidade das professoras Cristina Pires Ávila Santana e Rose Liston, da Secretaria Municipal de Educação.

A primeira palestra que será com o tema: “Gênero, sexualidade e tráfico de mulheres”, às 19h, no anfiteatro da UFGD (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) – Unidade I (Antigo Ceud). A palestra será proferida pelo professor/doutor Losandro Antônio Tedeschi, da UFGD e professora Tchella Fernandes Maso – UFGD/FADIR

Alinhado as ações e projetos do MEC (Ministério da Educação), o Necadi tem como propósito a formação de gestores e educadores, buscando incidir sobre fatores que promovam o pleno acesso à escolarização e à participação de todos os estudantes. “É a busca da redução das desigualdades educacionais, com equidade e respeito às diferenças”, destacou a professora Rose Liston.

Conforme ela, nessa perspectiva, a inclusão social pode ocorrer de diversas formas, seja por meio da inclusão na educação básica, na oferta de saúde, assistência médica e social de qualidade, ou pelo próprio direito ao lazer, que muitas vezes é revogado a crianças e jovens.

“A ‘inclusão escolar’ passa a ter o enfoque social em que a inclusão efetivada pelas vias da educação significa levar à escola aqueles cujas possibilidades de acesso e permanência são desiguais”, explica.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights