21.9 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

“Vai de Bicicleta” realiza passeio neste domingo em Dourados

- Publicidade -

16/05/2015 10h36 – Atualizado em 16/05/2015 10h36

Valéria Araújo

O projeto “Vai de Bicicleta” faz passeio ciclístico neste domingo, a partir das 8 horas com percurso inicial saindo da Praça Antônio João. O organizador do evento, Franz Mendes, explica que o objetivo do projeto é sensibilizar o poder público sobre a importância da criação de um projeto que cicloviário de Dourados. “Queremos que as autoridades garantam espaços para os ciclistas de Dourados oportunizando que eles possam transitar de norte a sul da cidade”, explica.

Segundo Franz já existe no Governo Federal portarias abertas que garantem investimentos para projetos de mobilidade urbana e que o objetivo é inserir Dourados nestes programas.“Temos que pensar no futuro de Dourados, garantindo oportunidade de espaços para todos”, garante.

Segundo Franz Mendes, Dourados já chegou a ter 16 quilômetros de ciclovias, mas hoje só conta com 9 quilômetros. Segundo ele, com a construção da avenida Guaicurus, Dourados ganha 10 quilômetros, totalizando 19 quilômetros de ciclovia. “Esta extensão é irrisória para uma população de mais de 200 mil habitantes”, defende.

Franz Mendes diz que o município precisa retomar urgentemente a discussão sobre ciclovias, principalmente em avenidas como a Coronel Ponsiano, Presidente Vargas, Marcelino Pires e Weimar Torres, que cortam a cidade mas que hoje não tem lugar para ciclista.

De acordo com Franz Mendes, o passeio ciclístico deve concentrar mais de 500 pessoas. As 300 primeiras ganharão camiseta. Haverá distribuição de água e todo o percursos será monitorado pela Guarda Municipal e do Samu. O movimento também arrecada alimentos que serão destinados para o lar Santa Rita. Portanto, quem puder participar pode doar um quilo de alimento não perecível. O percurso vai da Praça Antônio João até as proximidades do Supermercado Atacadão. O evento também vai contar com instrução de trânsito do educador físico, Abílio Pietramale.

Vantagem da bicicleta

Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro.

Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais. Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

O passeio ciclístico deve concentrar mais de 500 pessoas. As 300 primeiras ganharão camiseta. (Foto: A. Frota)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights