23.6 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

Câmara homenageia guaranis, terenas e kaiowás

- Publicidade -

Etnias Guarani, Terena e Kaiowá recebem Diploma Centenário na Câmara

Foram agraciados Teodora da Silva da etnia Terena, Alcindo da Silva da etnia Kaiowá e Luciano Arévalo da etnia Guarani, que não pode comparecer ao evento.

19/09/2017 10h21 – DouradosAgora

A Câmara de Dourados realizou, durante sessão solene desta segunda-feira (18), a entrega de Diploma Centenário para indígenas das reservas de Dourados. A honraria faz parte da comemoração dos 100 anos das reservas, celebrado no dia 3 de setembro. Na ocasião foram agraciados Teodora da Silva da etnia Terena, Alcindo da Silva da etnia Kaiowá e Luciano Arévalo da etnia Guarani, que não pode comparecer ao evento.

Para a vereadora e presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), a entrega da honraria é uma forma de prestigiar as comunidades que fazem parte da história e também da cultura de Dourados. Ela lembrou ainda sobre a situação precária em que muitas famílias vivem e que desde que assumiu o mandato as acompanha e também sugere melhorias.

“É com sentimento de impotência que comemoramos este título, que foi sugestão do vereador Braz Melo. Sempre temos incomodado o poder público, visitamos as aldeias e, diante disso, realizamos relatórios e encaminhamentos para que melhorias sejam feitas nas aldeias, que muito necessitam. A nossa função é de fiscalizar e alertar as autoridades competentes sobre as mazelas que elas passam e com isso buscar melhorias a eles”, pontuou a vereadora Daniela.

Durante o evento, o presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da OAB, Wilson Matos da Silva, falou sobre a importância da homenagem, assim como a vereadora Daniela, ele também lembrou a situação atual das aldeias e os problemas enfrentados pelos indígenas da reserva.

“É uma homenagem justa. A comunidade, ao longo da história, trouxe algumas vitórias, benefícios, tradições, comidas típicas, a alegria do povo indígena, mas também houve problemas, que se agravam a cada dia com a mistura e também confinamento de comunidades de índios de outras etnias. Sempre participamos da história do Estado e queremos continuar participando, por isso peço que essa Casa continue acompanhando e nos auxiliando. Sabemos que é difícil, mas não impossível”, disse Silva.

Os vereadores Cirilo Ramão (PMDB) e Braz Melo (PSC), ao usarem a tribuna, também parabenizaram as etnias pela comemoração do centenário e a importância delas para a história de Dourados.

A solenidade que foi realizada às 18h, no Plenário da Casa de Leis, antes da sessão ordináriaFoto: Thiago Morais

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights