23/05/2018 10h00 – Por Ministério do Turismo
Plano de trabalho prevê a qualificação do segmento em ação conjunta nos mercados doméstico e internacional até 2023
O Ministério do Turismo, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram, na segunda-feira (21), em São Paulo, um acordo de cooperação técnica para preparar o Brasil como destino LGBT.
O pacto foi firmado no mês marcado pelo Dia Internacional Contra a Homofobia, celebrado no último 17 de maio.
Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, para avançar na relação LGBT com o comércio e os negócios do setor, é preciso primeiro aprimorar as ideias que constroem o País.
“O Brasil é uma nação muito conservadora, ainda que diversa.
Mas o turismo faz muitas coisas acontecerem. Ele aproxima, cria canais, faz as pessoas viajarem, se comunicarem, se entenderem apesar dos idiomas distintos. O turismo é uma forma de ‘respirar’, de ‘oxigenar’ o Brasil”, acredita.
O ministro afirmou ainda que o acordo pelo segmento é resultado de um “diálogo de alto nível, que dá sinais sobre o respeito à diferença e diz muito sobre o acolhimento brasileiro, que é a vocação e o talento do nosso País”, observou.
Lummertz ressaltou que de cada 10 turistas no mundo, um é do segmento LGBT e cerca de 15% da movimentação financeira turística mundial é gerada por este público, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).
A presidente da Embratur, Teté Bezerra, destacou que a perspectiva de igualdade vai além de uma decisão estratégica do setor.
“É um público importante, que viaja muito e impacta positivamente a cadeia do Turismo. A sociedade, a iniciativa privada e os governos valorizam a diversidade e defendem a igualdade”, disse. “É a diversidade que define o Brasil”, completou.
Para Ricardo Gomes, da Câmara LGBT do Brasil, o convênio é “a parceria que faltava” para avançar nos trabalhos da entidade.
Ele destacou que o acordo vai “ampliar, fomentar o trabalho e dar divulgação às atrações deste que é um País completo em turismo”.
Com os projetos previstos, “pensamos e buscamos uma sociedade onde todos sejam respeitados e incluídos”, frisou.
De acordo com a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eloisa Arruda, “a cidade de São Paulo acolhe essa iniciativa de braços abertos, por entender a importância desse público para a cidade”.
Ela destacou que “medidas como o casamento homoafetivo, a adoção do nome social e tantas outras conquistas mostram a luta da sociedade para derrubar tabus”, celebrou.
ACORDO
O objetivo do pacto é promover e apoiar a comercialização do Brasil como destino gay-friendly nos mercados doméstico e internacional, além de sensibilizar prestadores de serviços turísticos para evitar o preconceito no atendimento a esse público.
A execução do plano de trabalho integrado será supervisionada, monitorada e avaliada por um Comitê Gestor a ser formado em até 30 dias.
Entre as ações previstas no acordo estão o desenvolvimento de estudos e pesquisas de diagnóstico do segmento para conhecer o perfil e os hábitos de consumo do público; ações de qualificação profissional para agentes do setor e medidas de promoção e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos ligados ao segmento LGBT nos mercados nacional e internacional.
A iniciativa contempla metas previstas no PNT 2018-2022 para oferecer acesso democrático à atividade turística.
A Pasta possui assento no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT e em 2016 elaborou, em conjunto com o CNCD-LGBT, o Guia “Dicas para atender bem Turistas LGBT”.
A publicação tem o objetivo de orientar os prestadores de serviço turísticos sobre o atendimento ao público LGBT, oferecendo dicas que garantam acolhimento e respeito a esse público em destinos e equipamentos turísticos.