Ministério das Relações Exteriores em Brasília (DF), também conhecido como Palácio do Itamaraty. (Foto: Divulgação Governo Federal)
Com 50 vagas disponíveis, o Itamaraty abriu nesta segunda-feira (15), as inscrições para o novo concurso de diplomata, com salário inicial de R$ 20,9 mil. Os interessados têm até as 18h do dia 26 de julho para se inscrever no site do Cebraspe, a banca responsável pelo concurso.
Esse processo seletivo é realizado todos os anos pelo IRBr (Instituto Rio Branco), academia diplomática brasileira subordinada ao Ministério das Relações Exteriores em Brasília (DF), e é considerado um dos mais difíceis e concorridos do país.
Para participar, não é necessária uma formação específica: basta ter qualquer curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, ter ao menos 18 anos, estar em dia com obrigações eleitorais e militares, entre outros requisitos disponíveis no edital.
Contudo, vale destacar que o CACD (Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata) costuma exigir dos candidatos uma preparação de anos, pois tem cinco dias de provas sobre várias disciplinas, incluindo pelo menos duas línguas estrangeiras (leia mais abaixo).
Conforme edital do concurso, publicado na última sexta-feira (12), das 50 vagas disponíveis, 10 são reservadas para candidatos negros e três para pessoas com deficiência.
Inicialmente, quem passa no concurso ingressa na carreira diplomática como terceiro-secretário e é matriculado em um curso do Instituto Rio Branco. Com o passar dos anos, o profissional pode receber promoções até chegar ao cargo mais alto, de embaixador. O salário inicial é de R$ 20.926,98.
No geral, estão entre as funções de um diplomata representar o Brasil em reuniões internacionais, negociar acordos com outras nações e prestar assistência aos brasileiros no exterior.