Investigado atuava no núcleo financeiro da organização criminosa responsável por descontos ilegais em aposentadorias e pensões
A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (11), um dos últimos investigados que ainda estava foragido da Operação Sem Desconto, ação deflagrada em abril de 2025 para apurar um esquema de desvios milionários envolvendo benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com a PF, o suspeito — cuja identidade não foi divulgada — integrava o núcleo financeiro da organização criminosa. Ele seria responsável por controlar e movimentar os valores desviados, exercendo função semelhante à de um contador dentro da estrutura do grupo.
As investigações apontam que o esquema era liderado por Antonio Carlos Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, preso em setembro do ano passado durante o avanço das apurações.
Em nota, a Polícia Federal informou que a localização do investigado foi possível após um trabalho detalhado de inteligência e diligências realizadas pelos agentes. “Policiais federais realizaram a prisão após minucioso trabalho de investigação e de levantamentos que permitiram localizar o investigado”, destacou a corporação.
Após a captura, o homem foi encaminhado a uma unidade da Polícia Federal e permanece à disposição da Justiça.
A Operação Sem Desconto foi desencadeada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) para investigar um esquema de descontos associativos realizados sem autorização em benefícios previdenciários.
Segundo as investigações, entidades suspeitas teriam aplicado cobranças indevidas em aposentadorias e pensões entre os anos de 2019 e 2024. A estimativa é que o prejuízo aos beneficiários possa chegar a cerca de R$ 6,3 bilhões.
Além das investigações conduzidas pelos órgãos de controle, o caso também está sendo analisado no Congresso Nacional por meio de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instalada para apurar irregularidades relacionadas ao INSS.