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quinta-feira, 2 de maio de 2024

Tecnologia para aumentar segurança em aeroportos

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Indicada por especialistas e utilizada em aeroportos de pista curta, área de concreto poroso pode ter seu uso sugerido ao governo pela CCT

O Brasil poderá adotar a tecnologia de segurança Engineered Material Arrestor System Areas (Emas), indicada para dar mais segurança a aeronaves em aeroportos de pista curta, como os de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). A iniciativa será sugerida ao governo pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), anunciou o vice presidente do colegiado, Marcelo Crivella (PRB-RJ), após ouvir especialistas durante audiência pública realizada ontem. A Emas é uma tecnologia norte-americana já usada em mais de 20 aeroportos em todo o mundo, disse Crivella. A medida consiste na aplicação de uma área de concreto poroso ao final da pista de pouso e decolagem. Quando um avião não consegue parar dentro do limite da pista, passa a trafegar sobre a Emas, que afunda diante do peso da aeronave. Dessa forma, o avião perde velocidade e consegue parar – mesmo quando tem problemas mecânicos – sem deixar vítimas ou causar grande destruição da aeronave. Mas isso só tem efeito se o avião não estiver em velocidade muito alta.O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexandre Duarte Santos afirmou que a Emas consegue evitar 86% dos acidentes em aeroportos de pistas curtas. Ele informou que a UFRJ estuda a possibilidade de fabricar o produto no Brasil. O professor observou ainda que os custos da implantação da tecnologia Emas poderiam ser cobertos pelas seguradoras, interessadas em aumentar a segurança dos aeroportos.O comandante Geraldo Costa de Meneses, da área de segurança de vôo da TAM, e o tenente-coronel-aviador Geraldo Curcio Neto, do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, também defenderam a instalação da Emas.

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