34.8 C
Dourados
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Representantes de 17 Estados disputam Olimpíada do Conhecimento na Capital

- Publicidade -

Representantes de 17 Estados disputam Olimpíada do Conhecimento em Campo Grande

Entre os dias 11 e 13 de setembro, será realizado o Grand Prix”, uma corrida de inovação aberta em que as equipes multidisciplinares, chamadas escuderias, criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para um desafio lançado por uma indústria de Mato Grosso do Sul em tempo real

11/09/2018 08h19 – DouradosAgora

Com uma programação intensa, a Olimpíada do Conhecimento prossegue até sexta-feira, das 13 às 21 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande.

Com parceria do Senar/MS e do Sebrae/MS, o evento é uma verdadeira feira do conhecimento e apresenta uma série de projetos inovadores desenvolvidos pelo setor produtivo do Estado.

Confira abaixo 10 motivos para você não perder:

1 – Você vai ver muita competição

Ao todo, 27 alunos de 17 Estados estão concentrados em Campo Grande para as seletivas das ocupações de “Instalações Elétricas Prediais” e “Controle Industrial” da WorldSkills 2019, uma espécie de Olimpíada Mundial de Profissões que será realizada no ano que vem em Kazan, na Rússia. Durante quatro dias, eles serão desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Além disso, entre os dias 11 e 13 de setembro, será realizado o Grand Prix”, uma corrida de inovação aberta em que as equipes multidisciplinares, chamadas escuderias, criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para um desafio lançado por uma indústria de Mato Grosso do Sul em tempo real. É uma demonstração da combinação entre métodos de inovação aberta, criatividade orientada para resultados, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais.

2 – Vai conhecer um laboratório de alimentos e bebidas

IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), instalado em Dourados (MS), levou para dentro do Albano Franco um laboratório para fazer ensaios microbiológicos e físico-químicos de amostras de água e de leite e também aproveitará o evento para divulgar produtos e serviços técnicos e tecnológicos e consultorias disponibilizados pelo Instituto.

3 – Vai poder ver de perto tecnologias da Indústria 4.0

Com uma esteira que promove a integração entre o físico e o virtual, o estande do Senai mostrará uma linha de produção com integração entre sensores. A esteira aponta a produtividade da empresa e, conforme os visitantes compartilham uma publicação do Senai no Facebook, o equipamento é acionado. O objetivo é mostrar a integração, por meio da Internet das Coisas (IoT), entre as máquinas. Também haverá óculos de realidade virtual, com vídeos sobre a atuação do Senai em mato Grosso do Sul e os visitantes poderão ver de perto a realidade aumentada, tecnologia disponível nos cursos da instituição. Também está disponível um drone para quem quiser ver de perto esse equipamento que tem uma série de utilidades. Inclusive, o Senai está ofertando o curso de piloto de drone em Campo Grande e o dispositivo é utilizado em consultorias da instituição. O equipamento também está sendo apresentado no estande do Senar, parceiro da Olimpíada do Conhecimento, como forma de melhorar a produtividade na agropecuária.

4 – Você vai poder conhecer e participar dos jogos corporativos

A Startup de Educação do Sesi apresentará alguns projetos de gamificação corporativa. Tá Certo?” é o nome de um jogo que busca reforçar o aprendizado das mudanças ortográficas e melhorar o uso da linguagem formal da Língua Portuguesa. Utilizado pelos alunos da Rede Sesi de Ensino, o game também estará disponível para os visitantes do evento, que poderão jogar por meio de tablets que estarão no estande. Já o Sebrae conta com a Arena Games, com um simulador de empresas em que o participante pode assumir o papel de uma empresa e tomar decisões importantes, como captação de investimentos, marketing, contratação de profissionais, vendas e gestão de estoque. Os interessados devem ter mais de 12 anos. Além disso, todos os dias, às 16 horas, haverá uma mini palestra sobre o mercado de games em Mato Grosso do Sul, com a apresentação de um game diferente a cada dia.

5 – Você vai poder experimentar óculos de realidade virtual

Quem for à Olimpíada do Conhecimento também poderá experimentar os óculos de realidade virtual, com vídeos que abordam temas de saúde e segurança no trabalho, utilizados para reforçar o conteúdo e aprendizagem dos cursos de NR 23, norma regulamentadora que trata de proteção contra incêndios, e NR 35, que trata de trabalho em altura.

6 – Vai poder participar de oficina com a metodologia Lego Serious Play

O Sesi também oferecerá ao público do evento duas oficinas com a metodologia Lego Serious Play, utilizado para conduzir reuniões, melhorar a comunicação, facilitar o pensamento e auxiliar os processos de análise e busca de solução de problemas complexos. Com os temas “Competências de times de Sucesso” e “Comportamentos inovadores”, as oficinas serão realizadas entre os dias 10 e 13 de setembro, sendo a primeira das 15h30 às 17 horas e a segunda, das 19h às 20h30. Cada oficina poderá ter até 10 participantes, que deverão ser maiores de 21 anos e vivenciar desafios corporativos relacionados aos temas.

7 – Vai poder conferir se a saúde está ok

Os visitantes da Olimpíada do Conhecimento poderão ainda realizar avaliação física no estande do Sesi. Uma balança multifuncional, que por meio de um software integrado consegue traçar um perfil sobre a saúde, informando a pressão arterial, peso, altura e o índice de massa corpórea. O equipamento integra o Programa Saúde em Forma, desenvolvido pelo Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul – Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho e tem como objetivo traçar um perfil sobre a saúde do trabalhador da indústria.

8 – Vai poder avaliar seu nível de inovação

O estande do IEL apresentará um quiz para os empresários avaliarem o grau de inovação de sua empresa e oferecerá uma palestra sobre negociação e gestão de conflitos para os estagiários, que ainda poderão se divertir com roletas interativas sobre temas da atualidade.

9 – Vai poder participar de várias palestras

A primeira delas será realizada pelo IEL já na segunda-feira (10/09), às 19 horas, e apresentará a metodologia do Sistema de Gestão de Compliance, que permite que o empresário possa alcançar com maior solidez seus objetivos estratégicos. O IEL também realiza na quarta-feira (12/09), às 13 horas, a palestra “Foco na Carreira”, que tem como objetivo preparar e orientar os estagiários para o mercado de trabalho. Já o Senai realiza na quarta-feira (12/09), às 19 horas, a palestra “Desenvendar 4.0”, que apresentará aos presentes que as tecnologias digitais são acessíveis a empresas de todos os portes, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes.

10 – Vai poder aprender a preparar pães e doces

Além de toda a programação, ainda serão realizados workshops de panificação e confeitaria numa unidade móvel do Senai. Com turmas a cada hora, na segunda-feira (10/09), os treinamentos são de panificação de panetone e pães rústicos e de confeitaria de bolos decorados. Na terça-feira (11/09), os interessados poderão participar dos workshops de panificação de pães integrais e suas variações e de confeitaria fina. Já na quarta-feira (12/09), o workshop será de confeitaria e panificação. O mesmo curso se repete no dia seguinte, quinta quinta-feira (13/09), quando será oferecido ainda o workshop de confeitaria de recheios e coberturas.

Representantes de 17 Estados disputam Olimpíada do Conhecimento na Capital

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights