Dourados terá tempo instável até sábado, com previsão de trovoadas, chuvisco e mínima de 16°C
A chegada de uma frente fria deve transformar as condições do tempo em Mato Grosso do Sul entre esta quarta-feira (22) e quinta-feira (23). O sistema, associado ao transporte de calor e umidade, favorecerá o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas e tempestades em diferentes regiões do Estado.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), algumas tempestades podem ser acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda isolada de granizo.
Nesta quarta-feira, o sol ainda poderá aparecer entre nuvens durante as primeiras horas do dia. No decorrer do período, porém, a nebulosidade aumenta e cria condições para pancadas de chuva. As regiões central, pantaneira, sul, sudoeste e sudeste concentram as maiores possibilidades de tempestades.
Em Dourados, a previsão aponta muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo desta quarta-feira. Durante a noite, há possibilidade de chuva acompanhada por trovoadas.
A quinta-feira (23) será marcada por céu nublado, com temperaturas variando entre 16°C e 22°C. Há previsão de chuvisco à tarde, enquanto a noite deverá permanecer encoberta.
O tempo continuará instável na sexta-feira (24), quando também poderá ocorrer chuvisco. Os termômetros devem registrar mínima de 17°C e máxima próxima dos 30°C. Para sábado (25), existe possibilidade de chuva fraca e isolada.
No norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, o calor permanecerá mais intenso e a probabilidade de chuva será menor. Coxim poderá alcançar 34°C, com mínima de 19°C. Em Camapuã, as temperaturas devem variar entre 18°C e 33°C. Paranaíba também poderá registrar máxima de 34°C, enquanto Três Lagoas deve chegar aos 33°C.
A passagem do ar frio poderá provocar nesta quarta-feira o fenômeno conhecido como mínima invertida. Nessa condição, a menor temperatura do dia ocorre durante a tarde ou à noite, em vez de ser registrada na madrugada.
Na quinta-feira, o avanço da frente fria ampliará a cobertura de nuvens e as condições para chuva em grande parte do Estado. O risco de tempestades isoladas continuará maior nas regiões central, sul, oeste, sudoeste e sudeste.
No Pantanal, Corumbá deverá registrar temperaturas entre 18°C e 24°C. Aquidauana terá mínima de 17°C e máxima de 24°C, enquanto Porto Murtinho enfrentará um dia mais frio, com termômetros entre 16°C e 19°C.