O número de casos de dengue segue em alta em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta quinta-feira (24), o Estado já soma 3.641 diagnósticos positivos da doença em 2025. Somente na última semana foram registrados 365 novos casos confirmados.
Além da crescente nos casos, o boletim também aponta nove óbitos causados pela dengue, enquanto outros oito seguem em investigação.
Nos últimos 14 dias, dez municípios sul-mato-grossenses apresentaram alta incidência da doença, com destaque para Figueirão, que lidera com uma taxa de 1.186,8 casos por 100 mil habitantes. Também estão na lista: Jateí, Maracaju, Douradina, Ivinhema, Pedro Gomes, Angélica, Chapadão do Sul, Glória de Dourados e Antônio João.
A alta incidência é caracterizada quando a taxa ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes, segundo critérios do Ministério da Saúde. O número total de casos prováveis de dengue no Estado já chega a 9.229.
Como estratégia de enfrentamento, a vacinação contra a dengue vem sendo aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público considerado prioritário por concentrar o maior número de hospitalizações.
Até agora, 156.182 doses da vacina já foram aplicadas em Mato Grosso do Sul, que recebeu 241.030 unidades enviadas pelo Ministério da Saúde.
Além da dengue, o boletim também traz dados sobre a chikungunya, que já registra 7.224 casos prováveis e 1.596 confirmações. Entre os casos confirmados, 17 gestantes testaram positivo para a doença, o que acende um sinal de alerta para o monitoramento e acompanhamento dessas pacientes.
A SES reforça a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, uso de repelentes e a busca por atendimento médico diante dos primeiros sintomas, como febre alta, dores no corpo, náuseas e manchas na pele.