19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Cineclube UFGD exibirá primeiro filme protagonizado por Fernanda Montenegro

- Publicidade -

Por: Da redação – 25/11/2016 14h31

“A falecida” (1965), filme brasileiro dirigido por Leon Hirszman, será exibido gratuitamente neste sábado (26), às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). Um dos expoentes do Cinema Novo, Leon Hirszman é mesmo diretor de “São Bernardo” (1971) e “Eles não usam black-tie” (1981).

Baseado na obra homônima de Nelson Rodrigues, “A Falecida” trata da alienação das classes populares, é o primeiro protagonizado por Fernanda Montenegro e já lhe rendeu os prêmios de melhor atriz na Primeira Semana do Cinema Brasileiro e também no Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Além dessa categoria, “A Falecida” recebeu ganhou também como melhor filme, melhor diretor (Leon Hirszman), melhor ator (Paulo Gracindo) e melhor argumento (Nelson Rodrigues) no Segundo Festival de Cinema de Teresópolis, em 1965, e no ano de 2015 entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

De acordo com a sinopse, Zulmira é uma mulher obcecada pela ideia da morte e assim ter um enterro de luxo para compensar a sua vida simples e miserável num subúrbio do Rio de Janeiro. Ao saber que tem uma boa saúde, fica totalmente abalada e por fim acaba contraindo uma tuberculose. Como último pedido, pede ao marido desempregado um grande e luxuoso enterro.

Cineclube UFGD exibirá primeiro filme protagonizado por Fernanda Montenegro

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-