14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em Dourados, UEMS oferta 293 vagas em 16 cursos

- Publicidade -

29/01/2021 14h09

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferece 293 vagas para os 16 cursos da unidade de Dourados por meio do Processo Seletivo Permanente. Nesta seleção o candidato pode se inscrever gratuitamente e utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e/ou 2019.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 24 de fevereiro de 2021 (horário oficial de MS), no endereço eletrônico https://candidato.uems.br (Plataforma de Inscrição) ou http://www.uems.br/ingresso.

As oportunidades são para nove cursos de Bacharelado: Ciência da Computação (20 vagas), Ciências Biológicas (11), Direito (24), Enfermagem (24), Engenharia Ambiental e Sanitária (24), Engenharia Física (14), Química Industrial (11), Sistema de Informação (20) e Turismo (20). E sete cursos de Licenciatura: Ciências Biológicas (11 vagas), Física (20), Letras Português-Espanhol (20), Letras Português-Inglês (20), Matemática (20), Pedagogia (20) e Química (14).

A UEMS disponibilizará 20% das vagas em seus cursos para candidatos ao regime de cotas para Negros (pretos e pardos), 10% para candidatos Indígenas e 10% para candidatos residentes em Mato Grosso do Sul de acordo com normas e leis vigentes que tratam das políticas afirmativas e constarão nos editais dos processos seletivos. Somente poderão concorrer as vagas para os regimes de cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Das áreas de atuação

Os profissionais formados nos cursos relacionados acima poderão atuar como professores nas redes de Educação básica, seja nas rede pública ou em escolas particulares, além de poderem seguir carreira acadêmica, podendo lecionar em universidades, como é o o caso dos cursos de Licenciaturas (em Ciências Biológicas, Letras Port/Esp ou Letras Port./Inglês, Física, Matemática, Pedagogia, Química). Nesse sentido, estarão aptos a se tornar protagonistas da Educação numa realidade onde o papel do professor nunca fora tão importante.

Em relação aos cursos de Bacharelado, as opções são as mais diversas em se tratando de atuação profissional. Um biólogo poderá trabalhar em instituições privadas, órgãos públicos, como autônomos ou até mesmo em organizações não governamentais que estudam o Meio Ambiente e Biodiversidade, em uma ampla gama de especificidades. O Enfermeiro(a) terá diversas opções para atuação, por isso, o mercado de trabalho para esta área é amplo, no serviço público e privado e também poderá se especializar em áreas diversas.

Nas Engenharias ofertadas pela UEMS/Dourados, temos 2 opções: o engenheiro físico pode criar, desenvolver e aplicar dispositivos que usam raios laser em aparelhos médicos e biomédicos. Nas indústrias química e petroquímica, ele projeta e testa equipamentos. Já o engenheiro ambiental e sanitário poderá atuará na avaliação e gestão ambiental, de recursos hídricos, solos e resíduos, além de ser responsável pela qualidade do ar e da água, podendo trabalhar com geoprocessamento, recuperação de áreas degradadas, saneamento, bioprocessos e biotecnologia.

O egresso em Direito poderá atuar na Carreira Jurídica mais ampla: Magistratura, Ministério Público Estadual e Federal, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e do Município, Delegacia Civil e Federal; na Advocacia: Cível, Penal, Trabalhista, Tributária, Ambiental, Agrária, Empresarial, Previdenciária, Direito Público Administrativo e ainda as mais novas áreas que surgem: Direito Internacional, Telecomunicações, Bioética, Direito Eleitoral, Tecnologia da Informação; como docente, pesquisador e consultor.

Já o químico industrial é o responsável por operacionalizar processos na indústria química, especificando e selecionando os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial. Esse profissional também planeja, gerencia e realiza ensaios, análises químicas e físico-químicas. Ele ainda pode otimizar os métodos analíticos envolvidos no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais. Por fim, o profissional turismólogo é responsável por analisar e estudar o turismo em sua região para planejar, organizar e gerenciar produtos e atividades turísticas de todos os tipos. Uma vez formado, poderá atuar em Agências de turismo, Hotéis e restaurantes, Empresas de produção e execução de roteiros turísticos, Coordenação de eventos e Consultoria a empreendimentos turísticos.

#### Processo Seletivo Permanente UEMS

Em 2021, a UEMS oferecerá 1.052 vagas para 54 cursos de graduação, em 14 Unidades Universitárias, por meio do Processo Seletivo Permanente. Já foram disponibilizadas 1.101 vagas por meio do Processo Seletivo Vestibular UEMS.

O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição especificando os dois cursos aos quais tem interesse, indicando assim a sua primeira e segunda opções de curso, não sendo possível a alteração das opções de curso após divulgação da Lista Preliminar dos Candidatos Inscritos.

ATENÇÃO: O número do CPF e o número de inscrição no ENEM usados na inscrição no Processo Seletivo serão os mesmos utilizados para a matrícula. Caso o candidato utilize o CPF ou a nota do Enem de outra pessoa para fazer a inscrição, terá a matrícula cancelada e a vaga seguirá para próxima chamada.

O candidato que tiver interesse em participar do sistema de concorrência por regime de cotas deverá fazer essa opção no ato da inscrição, não sendo possível a alteração do sistema de concorrência após divulgação da Lista Preliminar dos Candidatos Inscritos

Confira aqui o edital

Em Dourados, UEMS oferta 293 vagas em 16 cursos

Em Dourados, UEMS oferta 293 vagas em 16 cursos

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights