19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vestibular UEMS 2021 segue com inscrições abertas para 1.101 vagas

- Publicidade -

13/01/2021 12h13 – Da redação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) prossegue com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Vestibular (PSV) até o próximo dia 24 de janeiro de 2021. São 1.101 vagas ofertadas em 14 cidades do Estado. As inscrições devem ser realizadas diretamente pelo site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

É importante ressaltar que os candidatos poderão concorrer a cursos de qualquer uma das Unidades Universitárias da UEMS, abarcando um total de 54 diferentes cursos de Graduação.

Com o objetivo de facilitar a vida dos inscritos e ampliar a participação dos vestibulandos, a UEMS garante a oportunidade dos candidatos de prestar provas em 17 municípios no Estado. Além das 15 cidades que têm Unidades Universitárias da UEMS (Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Campo Grande, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã), as provas também ocorrerão em Corumbá e Três Lagoas.

A vantagem é que o candidato poderá escolher o curso de qualquer Unidade Universitária. Num exemplo: se o candidato mora em Dourados e quer cursar Medicina na UEMS de Campo Grande, ele prestará provas no município que reside para o curso da UEMS da capital. Se outro candidato mora em qualquer uma das 17 cidades citadas e quer ingressar em uma das Engenharias que a UEMS oferta (Eng. de Alimentos em Naviraí; ou Eng. Física ou Eng. Ambiental e Sanitária, ambas em Dourados) ele poderá. Todos os cursos estão abertos a esse procedimento, das licenciaturas aos bacharelados.

Das Inscrições

As inscrições no Vestibular da UEMS têm o custo de R$ 90 e a taxa deve ser paga até 25 de janeiro de 2021. É importante observar sempre o horário de funcionamento do sistema bancário. Não serão aceitos pagamentos por transferências e/ou por agendamento.

A FAPEC reforça também que a inscrição do candidato só será efetivada somente após a confirmação, pela Fundação, do pagamento do valor da taxa de inscrição pela rede bancária. 24 horas após o pagamento, o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos, se os dados da inscrição efetuada pela internet foram recebidos e se a importância do valor da inscrição paga foi reconhecida. Em caso de não efetivação da inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a FAPEC, pelos telefones (67) 3345-5910 ou 3345-5915, para verificar o ocorrido.

Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato não pode alterar o curso escolhido.

Para realizar a inscrição o candidato deverá seguir os seguintes passos:

acessar o site fapec.org/concursos
selecionar o link “Inscrições”
clicar no Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2021
optar pelo curso desejado
preencher a ficha de inscrição
indicar a categoria de inscrição para a qual vai concorrer: concorrente de graduação ou treineiro
indicar a modalidade de concorrência da vaga: ampla concorrência ou vagas reservadas (somente para os candidatos que se inscreverem na categoria concorrente de graduação)
indicar a língua estrangeira: inglês ou espanhol
optar pelo município onde deseja realizar a prova: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três lagoas
solicitar ou não o atendimento diferenciado
concordar com as normas do Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2021
confirmar os dados
imprimir o boleto bancário da taxa de inscrição.

Das Provas

A Prova Objetiva e a Prova de Redação do PSV-UEMS 2021 serão realizadas presencialmente no dia 06 de fevereiro de 2021, das 14h às 19h, no horário oficial do Mato Grosso do Sul, nos municípios de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três lagoas.

As provas serão presenciais observando as normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades estaduais e municipais e pelo plano de biossegurança da FAPEC e da UEMS, visando à segurança de todos os envolvidos no certame.

A Prova de Redação, de caráter classificatório e eliminatório, será aplicada para todos os candidatos juntamente com a Prova Objetiva.

Sobre as Vagas

Para o PSV-UEMS 2021, em cumprimento ao disposto na RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.182, de 2 de outubro de 2020, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso dar-se-á por meio de dois sistemas de ingresso:

Por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e

Por Reserva de Vagas em seus cursos:

20% para candidatos ao regime de cotas para Negros (pretos e pardos);
10% para candidatos ao regime de cotas para Indígenas;
10% para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul.

Vestibular UEMS 2021 segue com inscrições abertas para 1.101 vagas

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-