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quarta-feira, 1 de maio de 2024

Inovar ou Renovar – A Decisão é Sua! – Dr. Jajáh

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Dr. Jajáh*Meus amigos, muitas vezes na vida temos que tomar uma decisão sobre a nossa viagem. Muitas vezes temos que decidir sobre a direção da nossa caminhada e sobre os meios que estamos utilizando para a sua execução. Muitas vezes, após examinar a situação, decidimos mudar completamente o rumo, outras só corrigir ligeiramente a rota. O sujeito estava no quinto ano de medicina e infeliz. Decidiu ser cobrador de ônibus urbano, feliz! Cometeu um erro? De jeito algum. O destino do homem é a felicidade.

Cristo não propôs a criação de um homem renovado. Cristo pregou o homem novo. Cristo mudou o sentido da vida. É o velho substituído pelo novo. Velho, no sentido de estragado, de que não presta mais.

Mas, meu estimado amigo, para fazer a inovação ou a renovação você precisa responder com clareza a quatro questões e identificar quatro situações. Caso contrário as suas possibilidades de êxito são remotas.

As quatro questões:

QUEM SOU EU? – ONDE EU ESTOU? – AONDE EU VOU? – COMO EU VOU? (Para os mineiros: Quemcôsô? Oncotô? Ondiovô? – Comcovô?)

Primeira – Quem eu sou? Você Precisa saber com clareza quem você é, quais as suas expectativas, o que você busca, os seus sonhos, suas forças, suas limitações. Se você não souber quem você é, as suas chances de vitória estarão muito resumidas, para não dizer que inexistem.

Segunda – Onde estou? É indispensável que esta resposta seja clara: eu estou infeliz (ou feliz!), porque estou num emprego que não gosto; ou num relacionamento que não tem nada a ver; ou num curso estranho aos meus sonhos; ou etc. etc.

Terceira – Aonde eu vou? Meu amigo, caminhando pela estrada que você está vai dar aonde? É lá que você quer chegar? Se a sua resposta for negativa, tem que mudar de caminho, bicho! Se você está fazendo hoje o que fez ontem, vai obter hoje o que conseguiu ontem. É isso que você quer? A Inovação – ou a renovação – passa, necessariamente, pela mudança de caminhos.

Quarta – Como que eu vou? Aqui, meu estimado, você já está numa fase iluminada… Já está decidido. Já decidiu ir e aonde ir. Só falta criar o caminho. Qual o veículo você vai utilizar e qual o ponto cardeal vai buscar. Vai percorrer uma reta vencendo os obstáculos, ou vai fazer curvas para contornar as dificuldades. Cada caso é um caso. Cada situação merece análise individual. Contornar nem sempre é covardia ou fraqueza. Trombar nem sempre é demonstração de coragem. Às vezes é burrice.

Agora, meu empreendedor amigo, você já respondeu com clareza e segurança às quatro questões supra estampadas. Antes de pegar o “bucho” e começar a caminhada falta identificar quatro conjuntos de informações indispensáveis para que no final da jornada você possa comemorar o sucesso.

Pontos Fortes – Pontos Fracos – Oportunidades – Ameaças.

Os estudiosos chamam essas informações de FOFA.

Os dois primeiros você vai buscar no seu interior (ou de sua empresa). São ferramentas internas que você (ou a sua empresa) dispõe que contribuirão para vencer a batalha.

Primeiro – Pontos Fortes – Inicie enumerando com clareza quais são os pontos que você – ou a sua empresa – tem que facilitam na caminhada, na batalha, na busca de seus objetivos. Por exemplo, eu quero ser palestrante e em meu favor tenho a minha desinibição, minha facilidade de falar com os outros e com o público, minha experiência como professor. São meus pontos fortes.

Segundo – Pontos Fracos – Enumere com detalhes e com humildade todas as dificuldades interiores que você identifica que poderão prejudicar a sua caminhada. Ainda no mesmo exemplo, eu quero ser palestrante, mas o meu português não é bom. Isso para palestrante é horrível. É um ponto fraco que eu preciso combater.

Os dois últimos – Oportunidades e Ameaças – eu vou buscar identificar fora de mim.

Terceiro – Oportunidades – São aquelas características do mercado (ou do meu relacionamento) que facilitarão a minha caminhada. No mesmo exemplo utilizado, eu quero ser palestrante e o mercado de palestras no Brasil é muito carente de profissionais hábeis nessa função. Outra oportunidade: em São Paulo existe um aparelho formador – A Academia do Palestrante – que oferece excelente formação para quem pretende ser palestrante.

Quarto – Ameaças – São aquelas pedras que aparecem no caminho, aquelas subidas íngremes ou aqueles atoleiros conhecidos que dificultarão os meus passos. No exemplo que estamos utilizando, é o fato de o mercado para palestrante ficar muito longe e eu morar a 240km do aeroporto.

Como você percebe conhecendo esses quatro conjuntos de informações eu poderei melhorar meus pontos fortes, preparar-me melhor naquilo que sou fraco, valorizar as oportunidades que o mercado me oferece e, conhecendo os atoleiros, evitá-los ou enfrentá-los com mais segurança.

Sun Tzu, o grande general estrategista chinês, escreveu a dois mil anos antes de Cristo em seu livro a Arte da Guerra que quando você se conhece a metade das batalhas está ganha; quando você conhece o inimigo a outra metade estará vencida; e quando você se conhece e ao inimigo suas chances são plenas.

Então, meu querido amigo, você vai reformar a sua casa ou vai construir uma nova. A decisão é sua!* O autor é médico em Dourados – Mato Grosso do Sul – O Estado do Pantanal – PN.

www.jajah.med.br

[email protected]

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