Mais Gestão atende mais de mil cooperativas no Brasil

20/12/2018 14h07 - Por imprensa@mda.gov.br


 
Ascom Sead Ascom Sead

Em um momento de exigências crescentes com as cooperativas rurais em relação às suas práticas de administração, o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão (Ater Mais Gestão) promove o fortalecimento da agricultura familiar para o alcance de melhores resultados de mercado para os cooperados.

Criado em 2012, sob coordenação da Subsecretaria da Agricultura Familiar (SAF), o programa é realizado por intermédio da parceria entre a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

O Ater Mais Gestão baseia-se nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Ater (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

Ele transfere a assistência técnica individual para as cooperativas e amplia a visão, antes apenas produtiva, para o empreendedorismo e a comercialização.

As empresas contratadas para executar os serviços do Ater Mais Gestão são selecionadas por meio de chamadas públicas e estão nos 27 estados da federação.

O coordenador-geral de Diversificação Econômica, Apoio à Agroindústria, ao Cooperativismo e à Comercialização da Subsecretaria de Agricultura Familiar da Sead, Vítor Correa, ressalta que a secretaria repassa para contratação, via Anater, o valor de 153 milhões de reais para atender 1.035 cooperativas de todo o Brasil.

"Nós atendemos com oito entidades públicas e as demais são contratadas via chamada pública.

Todas as entidades já assinaram contrato e já estão na fase de formação e busca ativa das cooperativas e associações que serão beneficiadas."

Qualificação

A Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt) foi uma das atendidas pelo programa.

Fundada em 2006, a cooperativa do Rio Grande do Sul conheceu o Mais Gestão por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e está sempre em contato com a equipe para planejar atividades.

O vice-presidente da Coomafitt, Bruno Engel Justin, destaca que o programa dinamizou a participação e o empoderamento dos associados.

"O Ater Mais Gestão auxiliou muito na organização dos agricultores para acessarem mercados de forma organizada.

Hoje com mais de 200 agricultores e agricultoras associados, temos condições de levar nosso alimento a mais de 700 pontos de entrega por semana, o que seria impossível para um agricultor realizar de maneira individual."

Em outras palavras, o programa visa qualificar essas associações e cooperativas para garantir acesso ao mercado institucional e privado.

No mercado público, a prioridade é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que visa inserir esses produtos em prefeituras e governos estaduais que estão comprando abaixo de 30% do valor repassado pelo governo federal.

No mercado privado, a principal ação é focada nos supermercados, após a parceria da Sead com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a qual prevê a inserção dos produtos diretamente nas redes supermercadistas.

A ação também promove técnicas de gestão financeira, organizacional e de incentivo a áreas de comercialização e marketing dos produtos agrícolas.

Como acessar?

Para serem atendidas pelo programa, as cooperativas devem ser compostas por agricultores familiares, conter um mínimo de 20 associados e possuir DAP Jurídica, conforme caracterização definida na Lei nº. 11.326/2006

As empresas contratadas visitarão essas cooperativas para assinarem um termo de adesão e, uma vez que tenham aceitado receber o serviço, realiza-se o diagnóstico e coloca-se em prática o plano de aprimoramento.

 
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