25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Canal recebeu 22,8 mil denúncias de violência sexual de crianças e adolescentes

- Publicidade -

25/11/2015 10h00

Pelo menos 22,8 mil denúncias de violência sexual de crianças e adolescentes foram denunciados em 2014 pelo Disque 100 – ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos com competência para receber, examinar e encaminhar as denúncias e reclamações.

O número foi abordado no primeiro seminário da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados.

O encontro ocorrido nesta quinta-feira, 19 de novembro, tratou da importância da prevenção para coibir a violência sexual de menores.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público de São Paulo, Tiago Rodrigues, apresentou os seguintes números: 85% dos agressores são homens e 80% das vítimas são meninas.

Ele destacou que só prevenção pode proteger, de fato, as crianças e adolescentes contra a violência sexual, pois as consequências dessas violações são inapagáveis.

A secretária executiva da Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, Heloísa Oliveira, ressaltou que a maior parte dos suspeitos, nas denúncias de violência sexual, são integrantes da família da criança.

De acordo com ela, foram 22,8 mil casos de violência sexual denunciados pelo telefone de denúncias do governo Disque 100 em 2014 e mais 14,7 mil agravos de violência sexual notificados aos sistemas de saúde brasileiro no mesmo ano.

Atendimento no Creas

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério de desenvolvimento Social, Telma Maranho, a rede de atendimento apresentou aumento considerável.

Em 2005, 41% dos Municípios com mais de 20 mil habitantes tinham Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – unidade pública para atendimento de famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Em 2015, esse número cresceu para 97,2%dos Municípios com mais de 20 mil habitantes.

Durante o debate foi destacada a importância de legisladores, gestores, educadores e pais se atentarem para os novos problemas relativos à violência sexual advindos a partir da internet.(Agência CNM, com informações da Agência Câmara)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights