27.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cresce número de transplante de medula óssea no Brasil

- Publicidade -

15/10/2014 06h00

É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros dos estados.

O transplante de medula óssea vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Ele pode ser um aliado no tratamento de doenças relacionadas à produção das células do sangue, como leucemia, anemia, linfoma, entre outras.

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos e o transplante consiste na troca da medula óssea doente por outra saudável visando a reconstituição da hematopoese.

O transplante poderá ser feito com a medula do próprio paciente, chamado de transplante autólogo, ou a doação poderá vir de um irmão ou irmã compatível – chamado de transplante alogênico aparentado.

Caso essas alternativas não sejam possíveis, será preciso encontrar um doador com medula compatível fora da família e realizar o chamado transplante alogênico não aparentado.

Experiências

As irmãs Monique e Monika Hammerschlag, do Rio de Janeiro (RJ), já eram doadoras de sangue no Hemorio e lá optaram por se cadastrarem também como doadoras de medula óssea.

A surpresa aconteceu em 2013, quando Monika foi diagnosticada com mielofibrose e precisou do transplante da irmã.

Mesmo após a doação, Monique continua no cadastro. Segundo ela, a motivação é a possibilidade de fazer parte da recuperação de alguém, podendo salvar uma vida com um gesto simples. “A sensação de poder ajudar alguém é muito grandiosa.

No meu caso, foi o da minha irmã e pude não só cuidar dela no dia a dia, mas também doar parte de mim para que ela se recuperasse. Isso não tem preço”, enfatizou.

Monique ainda aconselha que as pessoas se cadastrem como doadores, vejam as condições para tal e como funciona o procedimento, para que estejam certos de que estão dispostos a contribuir com esse ato. “E assim, ter fé para ser escolhido e ajudar alguém”, incentiva Monique.

É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros dos estados. No Rio de Janeiro, além do Hemorio, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. Não é necessário agendamento.

Redome

O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea Redome) reúne as informações genéticas e dados cadastrais dos doadores voluntários de medula óssea no Brasil.

Periodicamente um sistema informatizado realiza o cruzamento das informações genéticas dos pacientes que estão necessitando de um transplante de medula com as disponíveis no Redome.

Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.

Porcedimento

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas.

Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.
(Blog da Saúde)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights