25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saiba como a coqueluche é transmitida e como se prevenir

- Publicidade -

22/11/2014 08h00

Melhor forma de prevenir a coqueluche é tomando a vacina, que já é oferecida pelo SUS a crianças de todo o Brasil a partir dos dois meses.

A coqueluche é uma doença respiratória infecciosa aguda, causada por bactéria. A transmissão se dá, principalmente, pelo contato direto com a pessoa doente, por meio da saliva e com objetos contaminados. O principal sintoma é tosse seca contínua, mas na fase inicial pode ser confundida com uma gripe.

Foi exatamente isso que pensou a pensionista, Maria das Dores Barbosa, quando os quatro filhos menores de dez anos contraíram coqueluche ao mesmo tempo: “eles estavam tratando de uma gripe, de uma gripe passou para uma tosse alérgica e aí depois que foi descobrir que era coqueluche.

Tossiam tanto que faltavam o fôlego, os olhos ficavam vermelhos, ficaram roquinhos, soltavam aquela secreção, aquela baba grossa, eles engasgavam com aquela baba, foi terrível, eles não conseguiam nem comer por causa da tosse e vomitavam, tossiam tanto que vomitavam.”

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Jarbas Barbosa, bebês são os mais propensos a apresentar formas graves da coqueluche que podem causar morte: “A coqueluche ainda é um problema de saúde pública importante no mundo para crianças, principalmente, em crianças menores de seis meses”, ressaltou o secretário.

Segundo Jarbas Barbosa, em pessoas de boa saúde, adultos jovens, a coqueluche pode ter poucos sintomas, ser confundida com outras doenças respiratórias e isso transmitiria pra criança pequena.

Ela pode ter uma letalidade alta quando não é diagnosticada corretamente. Estima-se que haja, todos os anos, 50 milhões de casos no mundo e 300 mil óbitos no mundo inteiro, relacionados com essa doença.

A melhor forma de prevenir a coqueluche é tomando a vacina, que já é oferecida pelo Sistema Único de Saúde a crianças de todo o Brasil a partir dos dois meses de idade.

Neste mês de novembro, o SUS também passou a oferecer a vacina para gestantes com o objetivo de proteger os bebês a partir do primeiro dia de vida.

Jarbas Barbosa explicou que essa vacina é a chama vacina Tríplice Acelular (DTPa), ou DTPa acelular para gestantes, e que deve ser aplicada entre a 27ª e a 36ª semana de gravidez.

“O objetivo é produzir altos tipos de anticorpos na gestante de maneira que ela faça essa transferência, com isso, o bebê nasça, de alguma maneira vacinado, protegido com essa vacinação, entre aspas, feita pelos anticorpos da mãe que foram transferidos pra ele”, concluiu.

A vacinação com a dTp acelular soma-se a outras medidas já adotadas pelo Ministério da Saúde para reduzir a incidência e mortalidade por coqueluche, entre elas, a revisão do protocolo de tratamento com recomendação de uso de antibióticos com mais eficácia.
(Blog da Saúde)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights