21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Saiba como evitar acidentes domésticos com crianças

- Publicidade -

17/10/2014 15h27

A filha caçula da designer gráfica Clarissa Slavieiro sofreu uma queimadura quando tinha apenas quatro anos de idade. Segundo Clarissa, o acidente foi tão sério que foi preciso levar a criança imediatamente para o hospital.

“Ela quando era pequenininha ela se queimou com café. Ela pegou a xícara e quando ela foi tomar queimou a mão e deixou cair no peito.

Mesmo com a camiseta, cozinhou um pouquinho. Foi terrível. Tive medo que ir para o hospital, não chegou a ser uma coisa grave, mas dali já dá para ter uma ideia que não é brincadeira”.

De acordo com o Ministério da Saúde atualmente as crianças a partir de um ano de idade são as principais vítimas de agravos e mortes por acidentes domésticos, sendo que os casos de queimadura são um dos acidentes mais comuns entre as crianças.

O coordenador da saúde da criança do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, alerta sobre os cuidados para evitar situações de risco. “Queimaduras, por exemplo, é algo muito frequente.

A criança ficar próxima ao fogão é um grande problema. Sempre que possível, não se usar os bocais mais próximos para que a criança não possa puxar pelo cabo a panela e o conteúdo da panela cair sobre ela”.

O coordenador da saúde da criança, Paulo Bonilha, alerta que pequenos hábitos podem ajudar a prever possíveis riscos de acidentes em casa. “Por serem situações de prevenção muito fácil, que está ao nosso alcance.

São pequenas mudanças de hábito, são pequenos cuidados. Precisamos estar sempre alerta, observando o ambiente de casa e vendo se não tem algo que possa colocar em riscos as crianças. Tudo isso vai proteger.”

A recomendação do Ministério da Saúde, em casos de queimadura, é procurar uma unidade básica de saúde mais próxima para receber a orientação adequada de profissionais.
(Agência Saúde)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights