23.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saúde intensifica campanha para vacinação contra o HPV em Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

05/04/2014 07h20

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) está reforçando junto aos municípios do Estado a disponibilização das vacinas contra o HPV utilizadas para a prevenção do câncer de colo do útero.

Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é que de que em 2014 cerca de 67,5 mil meninas de 11 a 13 anos sejam vacinadas.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Lastória, a ampla divulgação da campanha, iniciada no dia 10 de março, em esforço conjunto com os municípios são os fatores essenciais para que a meta de alcance do público alvo seja atingida.

“Estamos reforçando a divulgação quanto à disponibilidade da vacina nas unidades de saúde.

É importante lembrar que o estado possui uma ampla população rural o que de certa forma dificulta o acesso a esse conhecimento da vacina, porém nossas equipes de imunização estão trabalhando para chegar até esta população e diminuir esta resistência à vacina.

Também contamos com o registro de dados atualizados por parte dos municípios, pois é através deles que o controle de doses é feito, por isso é importante que os municípios atualizem seus registros de doses aplicadas nos sistemas do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário.

Além da campanha de divulgação, também está previsto reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual podendo afetar a mulher e o home. No caso do homem são raros os registro de câncer ou sintomas. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.
(Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights