21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cresce a participação dos importados no consumo nacional

- Publicidade -

16/08/2014 15h27

O estudo trimestral Coeficientes de Abertura Comercial, feito pela CNI em parceria com a Funcex, mostra que as empresas brasileiras continuam com dificuldades de exportar produtos manufaturados.

O Coeficiente de Penetração das Importações, que mede a participação dos produtos importados no consumo nacional, subiu para 21,8% no segundo trimestre do ano.

A fatia dos produtos estrangeiros cresceu 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2013 e é a maior da série histórica que começou em 2007.

O Coeficiente de Exportação, que mostra a importância do mercado externo para a produção da indústria ficou em 19,2%, praticamente estável em relação ao do primeiro trimestre.

As informações são do estudo Coeficientes de Abertura Comercial, divulgado na quinta-feira (14), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“As importações continuam ganhando importância no mercado interno. Mas o mercado externo não está ganhando importância para as empresas brasileiras”, afirma o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Segundo ele, os Coeficientes de Abertura Comercial confirmam a falta de competitividade da indústria nacional, que, além da dificuldade para exportar manufaturados, enfrenta a concorrência com os produtos estrangeiros no mercado doméstico. Renato da Fonseca aponta as ações necessárias para as empresas ganharem competitividade e conquistarem espaço nos mercados interno e externo.

Na indústria de transformação, o Coeficiente de Exportação ficou em 15,5% pelo terceiro trimestre consecutivo. “Quanto ao Coeficiente de Penetração de Importações, o indicador atinge 20,3% e mantém trajetória de alta”, diz o estudo, feito em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

Na indústria extrativa, o Coeficiente de Exportação também ficou estável em 65,1% e o de Penetração de Importações recuou de 50,1% no primeiro trimestre para 49,9%.

REVISÃO – Essa edição do estudo revisa os dados dos Coeficientes de Penetração das Importações e de Exportação dos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. As informações foram revistas com base na Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 2012, divulgada no final de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

CNI MODERNIZA APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS – A partir deste mês, as pesquisas e os estudos da CNI (disponíveis em PDF) ganham nova roupagem. Ao mudar o layout e as cores, realçar gráficos e informações relevantes, a CNI moderniza seus produtos para facilitar a leitura nas telas de computadores, tablets e smartphones.

Além disso, em setembro todas as pesquisas e estudos serão reunidos em uma página no Portal da Indústria com novas funcionalidades, que facilitarão a pesquisa de dados e informações.
(Do Portal da Indústria)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights