22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Preço da carne de frango permanece estável no mercado internacional

- Publicidade -

08/07/2014 15h00

Se, no segundo trimestre de 2014, houve alguma melhora no preço internacional da carne de frango, como apontou semana passada o Rabobak, essa melhora só ocorreu em relação ao primeiro trimestre do ano.

Pois – indica a FAO – em comparação ao mesmo trimestre do ano passado a carne de frango, a despeito de melhora nos últimos três meses, continua com um preço inferior.

O segundo trimestre do ano foi marcado por significativa estabilidade da carne de frango, seus preços oscilando em torno dos 200 pontos, ou seja, o dobro do valor registrado no início da atual contagem pela FAO (2002/2004 = 100).

Esse resultado apresentou, sem dúvida, significativo avanço (+5,67%) em comparação ao trimestre inicial do ano. Mas permaneceu aquém dos 217,2 pontos alcançados no segundo trimestre de 2013, apresentando redução de 7,55%.

Não custa registrar, de toda forma, que naquela ocasião a carne de frango registrou valorização anormal, obtendo então preços que permanecem como recorde histórico no setor.

A despeito da valorização no segundo trimestre, nos seis primeiros meses de 2014 a carne de frango alcançou preço médio equivalente a 195,41 pontos. Enfrentou, assim, redução de praticamente 9% sobre o mesmo período do ano passado.

A observar que, dois anos atrás, na virada do primeiro para o segundo semestre de 2012, a carne de frango registrava a mesma evolução de preço da carne bovina (ambas com cerca de 190 pontos), após o que o frango passou a obter valorização bastante superior (em junho de 2013, carne bovina mesmos 190 pontos; carne de frango: 210 pontos).

Mas já nessa época as posições das duas carnes caminhavam para uma inversão. A ponto de a carne de frango ter encerrado o semestre com 10 pontos a menos que um ano atrás, enquanto o preço da carne bovina, opostamente, obteve melhora superior a 25 pontos.

O que não escapa, porém, é que o melhor desempenho nos últimos dois anos coube à carne suína, cujos preços apresentaram incremento da ordem de 15%.

A carne bovina ficou muito próxima, com 14%. E a carne de frango muito distante, com apenas 5% de valorização.
(Avisite)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights