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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Comprometimento com qualidade leva escola a superar índices

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21/03/2015 08h00

Projetos da Escola Estadual Luiza Bezerra, em Juara (MT), são responsáveis pela redução da evasão escolar desde 2011.

O trabalho desenvolvido na Escola Estadual Luiza Bezerra, localizada no município de Juara (MT), tem ganhado destaque no cenário nacional pelos bons resultados obtidos.

Com mais de 800 alunos matriculados no ensino fundamental, a instituição tem obtido índice zero de evasão escolar desde 2011.

Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) são outro ponto de destaque da escola.

Em 2013, o colégio obteve 6,7 no Ideb dos anos iniciais (primeiro ao quinto), quando o esperado era 5,8. No Ideb relativo aos anos finais (sexto ao nono anos) o resultado de 5,8 também superou a meta de 5,6.

“O diferencial da nossa escola é o comprometimento com a qualidade da educação, o trabalho coletivo em prol da aprendizagem e o envolvimento com a comunidade”, diz a professora Sibeli Lopes, diretora da instituição. Ela cita ainda a metodologia de projetos, utilizada pela escola há alguns anos.

“O projeto Nossas mãos podem salvar o planeta – Lixo transformado em arte, incluso no projeto político pedagógico (PPP) da escola há mais de cinco anos, trabalha com conceitos de educação ambiental, solidariedade, arte, coordenação motora, conservação do patrimônio público e outros temas interdisciplinares”, explica Sibeli.

“Outro projeto que vem dando muito certo há mais de 10 anos é Sala de Leitura, que explora a leitura, a interpretação e a escrita”, ressalta.

Os projetos Estudantes Solidários, Apoio Pedagógico e Laboratório de Informática são outros citados pela diretora.

Reconhecimento

A Escola Estadual Luiza Bezerra foi Destaque Brasil na edição 2013 do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio do Ministério da Educação, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre outras instituições.

De acordo com Sibeli, a premiação não é resultado de sua gestão apenas, mas de um trabalho coletivo de mais de duas décadas, que envolveu muito compromisso e dedicação por parte dos profissionais da escola.

“Nosso trabalho foi e é pautado no PPP da escola e nas legislações vigentes, o que dá maior consistência no fazer educacional”, adianta.

Para 2015, a diretora pretende implementar algumas ações nos projetos já existentes e implantar alguns comitês formados por grupos de alunos e um professor líder, que incluem, entre outros, o comitê de orientação sobre a preservação do patrimônio público.

Outro plano é terminar as obras de reforma geral na escola, com a construção de salas para o desenvolvimento das atividades dos projetos.

Professora há cerca de dez anos e gestora desde 2013, Sibeli tem licenciatura plena em matemática e cursa, atualmente, pós- graduação em metodologia da interdisciplinaridade.

Mapeamento escolar

O Censo Escolar da Educação Básica é uma das mais completas fontes de informação do Ministério da Educação (MEC). O levantamento também registra aumento no número de bibliotecas ou salas de leitura.

Em 2014, o Censo registrou que no ensino médio, estes espaços passaram de 86,3%, em 2008, para 88,6% no ano passado. Nesta etapa, o percentual de escolas com computador para uso dos alunos chega a 92,3%.

Atualizado por meio de informações fornecidas pelas próprias escolas, o Censo Escolar subsidia o cálculo de vários indicadores, dentre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ferramenta que auxilia na melhor compreensão dos resultados pedagógicos das escolas.

O novo painel, disponível na página do Inep, além de contextualizar os desempenhos das unidades de ensino na edição de 2013, permite conferir que, independentemente das condições socioeconômicas do alunado, é possível alcançar bons desempenhos.
(Portal Brasil com informações do Inep e Portal do Professor)

Estudantes participam de trabalho conjunto de artesDivulgação/Portal Brasil

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