20.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

ONU alerta que 2015 pode ser o ano mais quente já registrado em toda a história

- Publicidade -

01/12/2015 09h27

El Niño mais intenso e aumento no nível de gases de efeito estufa provocaram aquecimento recorde em 2015. Organização Meteorológica Mundial também destacou mudanças climáticas provocadas pelo homem.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que 2015 será provavelmente o ano mais quente já registrado em toda a história.

O El Niño mais intenso e a elevada liberação de gases do efeito estufa na atmosfera estão entre as causas do aquecimento recorde verificado até outubro.

A temperatura global desse ano pode ultrapassar o marco de 1ºC acima dos valores médios verificados durante a era pré-industrial (entre 1880 e 1899).

“É provável que o limiar de 1ºC será cruzado. Essas são péssimas notícias para o planeta. As emissões de gás de efeito estufa, que estão causando as mudanças climáticas, podem ser controladas.

Temos o conhecimento e as ferramentas para atuar. Temos a opção. As futuras gerações não”, destacou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Em novo relatório, a OMM também avaliou que as mudanças climáticas provocadas pelo homem têm favorecido fenômenos climáticos extremos.

Estudos realizados entre 2011 e 2014 atestam que a probabilidade da ocorrência de ondas de calor, por exemplo, aumentou dez vezes ou mais por conta da ação humana prejudicial ao meio ambiente.

Mudanças climáticas no Brasil

A agência da ONU mencionou o Brasil e citou os períodos incomuns de seca intensa e prolongada na bacia amazônica brasileira, verificados em 2014 e 2015.

Embora não possam ser consideradas uma tendência a longo prazo, essas variações despertam preocupação considerável acerca dos desequilíbrios futuros do sistema climático, como as estiagens que duram por muitos anos, já identificadas no sul dos Estados Unidos, Austrália e África.

As temperaturas recordes em 2015 estão sendo causadas em parte pelos níveis mais altos de gases do efeito estufa.

Durante a primavera no hemisfério norte, a concentração média global de dióxido de carbono ultrapassou, pela primeira vez, o limite de 400 partes por milhão. A temperatura da superfície do oceano também atingiu o valor mais alto já registrado, de acordo com a OMM.

Além dessas alterações, o fenômeno El Niño desse ano, que tem provocado enchentes e secas em diferentes partes do mundo, pode vir a ser considerado o mais forte de todos. A OMM lembrou que o Brasil começou o ano com estiagens nas porções sul e leste de seu território.

Ao longo de 2015, a seca deslocou-se rumo ao norte, agravando a falta de chuvas na região amazônica e no nordeste. Na região sul do país, índices de precipitação elevados foram verificados pela agência.(nacoesunidas.org)

Temperatura média global em 2015 pode alcançar e ultrapassar 1ºC acima dos valores médios registrados antes de 1900. Foto: Fotos Públicas / Ricardo Stuckert

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights