24.7 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Cana-de-açúcar geneticamente modificada aumenta a produtividade na lavoura

- Publicidade -

20/05/2015 09h00

Um novo modelo de cana-de-açúcar está sendo desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Conhecida como “supercana” ou cana energia, a nova planta chega a seis metros de altura e pode produzir até 300 toneladas por hectare, enquanto a convencional atinge a média de 80 toneladas por hectare.

Essa nova cultivar foi desenvolvida com alto índice de biomassa e menos sacarose em sua composição, fator que favorece a produção de bioenergia, a partir do bagaço e da palha.

“A chamada cana energia tem como característica alto potencial de acúmulo de biomassa e fibras, portanto poderá ser utilizada para a produção do etanol celulósico e também cogeração de energia”, explica o pesquisador do IAC Mauro Alexandre Xavier.

Embora voltada para a produção de energia, a supercana também pode ser utilizada para a produção de açúcar, porém, com rendimento menor.

A nova espécie deve estar disponível no mercado em três anos. Para Mauro, futuramente, o grande problema para cana energia será a falta de máquinas.

Hoje em dia, elas não são adaptadas às características de tamanho da planta. “Provavelmente ocorrerão adaptações ou mesmo desenvolvimento de colhedoras para esse novo biótipo”, avalia.
(Redação Uagro)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights