27.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Direitos Humanos retorna ao MS para o Aty Guasu

- Publicidade -

17/07/2015 08h07 – Atualizado em 17/07/2015 08h07

Aty Guasu: Comissão de Direitos Humanos retorna ao Mato Grosso do Sul

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), participa da grande Assembleia Geral Aty Guasu das lideranças Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul, que acontece até 19 de julho, no município de Paranhos. São aguardados mais de 40 mil indígenas para o encontro.

Na ocasião, será lançado o documentário “Tempos de Retomada”, produzido pela Comissão de Direitos Humanos, durante diligências realizadas no primeiro semestre de 2015 em terras indígenas no estado sul-mato-grossense. O vídeo, dirigido pelo cineasta Fernando Bola, conta a história de luta e resistência do povo Guarani e Kaiowá e a busca pela demarcação de suas terras tradicionais. “O papel da Comissão é dar voz àqueles que têm seus direitos violados”, explica o deputado Paulo Pimenta.

Durante o Aty Guasu, a Comissão de Direitos Humanos fará a entrega de um relatório com todas as providências tomadas junto às autoridades federais, em Brasília.

Nesses últimos dois meses, o deputado Pimenta levou reivindicações dos Guarani e Kaiowá ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ao advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffoli, e ao presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa.


foto - campanhaguarani.org

https://youtube.com/watch?v=FkKBV4b_tuo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights