24.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Construção civil contrata três mil temporários até fim do ano

- Publicidade -

26/08/2014 08h21 – Atualizado em 26/08/2014 08h21

A indústria da construção civil de Campo Grande começa a contratação de 3 mil trabalhadores temporários para suprir uma demanda crescente de mão de obra até o final do ano. A maioria é para o setor informal, para trabalhar em reformas, ampliações e pinturas, residenciais.

“As pessoas querem deixar tudo bem arrumado para as festas de final de ano”, explica José Abelha Neto, presidente do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande), que recomenda a elaboração de contrato de trabalho com o empreiteiro da obra ou assinatura em carteira de trabalho, para evitar prejuízos ao trabalhador.

Essa estimativa, de contratação de temporários a partir de final de agosto e começo de setembro, é do Sintracom. Abelha Neto explica que esse aumento de serviços residenciais e comerciais, nesse período de reta de final de ano é normal. “Isso ajuda a aquecer o mercado e gera emprego e renda inclusive para quem está começando no mercado”, explica o sindicalista.

O mercado, na maioria das vezes, encontra dificuldade de encontrar profissionais disponíveis para esses pequenos serviços. “Muitas famílias buscam profissionais no mercado para fazer aquela reforma que planejou durante todo o ano ou para ampliações, consertos e até para uma reforma geral e pintura nas residências, ou em parte delas”, explica Abelha Neto.

Essa estimativa de 3 mil novos postos de trabalho, segundo o líder sindical, refere-se a 10% do efetivo hoje no mercado, que é de 30 mil trabalhadores na indústria da construção civil e do mobiliário. Esse mercado tem crescido e empregado também um grande número de mulheres. “Elas têm conquistado respeito pela sua competência em fazer serviços, principalmente nas áreas de acabamento. Elas são muito caprichosas”, elogia Abelha Neto.

José Abelha Neto, presidente do Sintracom, recomenda a elaboração de contrato de trabalho com o empreiteiro da obra ou assinatura em carteira de trabalho, para evitar prejuízos ao trabalhador

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights