Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
08/06/2012 12h27 - Atualizado em 08/06/2012 12h27

Cursos tecnológicos gratuitos de MS já somam 760 vagas em 3 anos

 

Há três anos, com a chegada dos cursos de formação superior tecnológica, a educação superior em Mato Grosso do Sul tem diversificado sua oferta de vagas e formado profissionais capacitados a atuarem de forma específica em áreas importantes para o desenvolvimento estadual.

Nesse período foram criadas aproximadamente 760 vagas em instituições públicas de ensino superior, distribuídas em oito municípios localizados em todas as regiões do Estado.

Os interessados em pegar carona nesse novo momento de desenvolvimento e se qualificar para mercado que exige formação tecnológica pode obter sua graduação em uma das universidades públicas de MS.

Todavia, para ingresso, o candidato precisar realizar o Enem que está com inscrições abertas somente até o próximo dia 15 de junho.

O curso tecnológico, assim como qualquer outra graduação é válido como formação superior universitária, mas com a peculiaridade de desenvolver nos acadêmicos, habilidades profissionais específicas para uma determinada área de atuação.

O aluno que, por exemplo, concluir o curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira na UEMS de Glória de Dourados, estará pronto para implantar e gerir processos de produção sucroalcooleira.

Para isso, o acadêmico será instruído sobre as principais e mais atualizadas tecnologias de produção, capazes de fortalecer a produção nesta área, especialmente atendendo ao mercado regional que ainda carece de mão de obra qualificada.

Outro curso estratégico para o desenvolvimento regional é o de Horticultura, oferecido pela UEMS em Ivinhema. O curso tem seu foco voltado para a qualificação da agricultura familiar mato-grossense-do-sul formando profissionais capazes de planejar, organizar, executar e controlar cultivos de flores, frutas e hortaliças, através de técnicas adequadas à eficiência produtiva e econômica de pequenas e médias propriedades, sem nunca perder de vista a responsabilidade ambiental e social.

De acordo com o coordenador, João Cloves Stanzani Dutra, o curso de Horticultura atende diretamente umas das maiores carências de formação profissional da região, que é justamente relacionada à mão de obra voltada para pequena produção rural.

Ele explica que o curso estimula desde a produção de alimentos para o mercado regional, quanto o desenvolvimento de uma consciência ambiental adequada.

“Além de capacitar aquelas pessoas que já trabalham em pequenas propriedades rurais, o curso também estimula o empreendedorismo no campo, dando subsídios para que os alunos tenham uma boa rentabilidade financeira atuando nessas propriedades rurais do Estado e região”, diz o coordenador.

Ofertas de cursos tecnológicos

Atualmente em Mato Grosso do Sul, as três instituições de ensino superior público a disponibilizarem vagas em cursos tecnológicos são a UEMS, o IFMS e a UFMS.

A Universidade Estadual (UEMS) conta com os cursos de Produção Sucroalcooleira e Agroecologia em Glória de Dourados, Horticultura em Ivinhema, Gestão Ambiental em Mundo Novo e Tecnologia em Alimentos, em Naviraí.

O processo seletivo para ingresso tanto nas vagas oferecidas pela UEMS, quanto pelo IFMS e UFMS, é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Logo, para concorrer, o interessado precisa obrigatoriamente realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que será com a nota obtida nesta prova que o sistema selecionará os candidatos aprovados.(Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

(1) Comentário

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

COMO FAÇO PARA PODER FAZER A INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE TECNOLOGO EM HORTICULTURA QUE SERÁ LECIONADO NA UEMS DE IVINHEMA MS, POIS EU JÁ FIZ O ENEM 2011, ESTOU TENTANDO AXAR O LINKEN PELO SISU PARA FAZER A INSCRIÇÃO E NÃO ACHO, GOSTARIA QUE ME MANDASSEM O LINKEM PARA QUE EU POSSA FAZER MINHA INSCRIÇÃO. VOCÊS DIVULGARAM A NOTICIA MAS NÃO DEIXARAM ONDE NÓS PODEMOS FAZER A INCRIÇÃO..

 
FLÁVIO CARDOSO DE BRITO em 11 de junho de 2012 às 14:13

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Contato

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo