22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

“De Passagem”, espetáculo dentro de ônibus, na Capital

- Publicidade -

11/03/2015 07h14 – Atualizado em 11/03/2015 07h14

Douradosagora

Já imaginou assistir uma apresentação de dança dentro de um ônibus em movimento? Neste mês de março será possível viver uma experiência assim em Campo Grande. A Cia Dançurbana apresenta o espetáculo “De Passagem”, que será realizado dentro de um ônibus do transporte coletivo, nos três últimos fins de semana deste mês, de sexta a domingo, com sessões às 19h e 21h. O projeto tem apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

A idealização do espetáculo surgiu da parceria entre dois profissionais da dança: Marcos Mattos e Paula Bueno, que resolveram somar as habilidades e desenvolver um projeto único, diferente, que fosse capaz de trazer ‘a cidade para a dança e a dança para a cidade’. “O objetivo é trabalhar o aspecto urbano das danças urbanas que a companhia pratica. Trazer o público para a experiência do ônibus, que é corporal, urbana, política. E por fim, falar da realidade do transporte coletivo, por meio do corpo e das histórias de um grupo de jovens que utiliza esse serviço tão necessário para a nossa sociedade”, conta Paula.

As apresentações acontecem dentro do ônibus, o corredor, transforma-se no palco e os assentos, nas poltronas da plateia. As cenas retratam situações diárias dos usuários do transporte coletivo: encontros e desencontros, gentilezas e falta de bom senso, sono, medo, paquera, pressa, encantamento; perseguição. Os movimentos criados partem de movimentos cotidianos retratados nas cenas, utilizando a estrutura do ônibus como suporte. Tudo isso utilizando a cidade como ferramenta de interação: rua, veículo, calçadas, paisagens, muros, pistas de corrida, terminais, entre outros.

“As técnicas de danças urbanas como popping, break dance e vogue, foram trabalhadas conforme se fizeram necessárias, dentro de um contexto. A criação coreográfica foi dos próprios intérpretes: Ariane Nogueira, Adaílson Dagher, Maura Menezes, Lívia Lopes, Irineu Ruach, Jackeline Mourão, Rosely Mendonça, Ralfer Campagna, Roger Pacheco e Reginaldo Borges. Eles tinham no repertório pessoal, muitas histórias vividas, vistas e ouvidas. A Paula foi a responsável pela concepção e criação do espetáculo. Eu vim com um olhar global sobre o trabalho, apurando as configurações finais, alinhavando as ideias, trazendo para o trabalho uma dramaturgia da cena e do movimento”, revela Marcos, diretor artístico e geral.

O ponto de partida é o Teatro Aracy Balabanian, na Rua 26 de agosto, onde o ônibus passa para pegar os passageiros (público). Depois, o veículo segue percorrendo diversas ruas, avenidas (como a Via Park e Ernesto Geisel) e regiões. Enquanto o ônibus trafega por Campo Grande, as apresentações vão acontecendo, o espetáculo tem cerca de 1h30 de duração. Ao final os passageiros são deixados no Teatro, que também é o ponto de chegada.

“Os ‘passageiros’ vão viver uma experiência em conjunto com os integrantes da Cia Dançurbana pela cidade. O público permanecerá sentado durante todo o percurso e será instigado pelas cenas a projetar o olhar para as pessoas, os espaços urbanos e para a cidade, movendo-se suavemente e espontaneamente em suas cadeiras a cada manobra desse grande palco”, finaliza Paula.

As apresentações de “De Passagem” acontecem dentro do ônibus, o corredor transforma-se no palco e os assentos, nas poltronas da plateia. (Foto: Isabela Ferreira)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights