24.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Espetáculo de dança gratuito homenageia estrada de ferro

- Publicidade -

16/04/2015 09h02 – Atualizado em 16/04/2015 09h02

A estréia de “TemTrem?” é nesta sexta-feira, na Capital Sul-Mato-Grossense

Douradosagora

Com horário marcado para às 20h30, o espetáculo de dança urbana “Tem Trem?” estréia nesta sexta-feira, no Armazém Cultural, em Campo Grande. A entrada é gratuita e a apresentação se repete no mesmo horário e local no dia 18 de abril. “Dançamos os desenvolvimento e a saudade que o trem deixou”, explica o diretor e coreógrafo do Grupo Funk-se, Edson Clair.

Em parceria com o Espaço FNK, o evento é realizado pelo Grupo Funk-se, com financiamento do Fundo Municipal de Investimentos Culturais – Fmic 2013 (da Fundação de Cultural do Município e Prefeitura Municipal de Campo Grande), e apoio da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul – FCMS através da Sectei.

“Com jazz, hip hop e sertanejo de raiz, abordaremos também conceitos de igualdade e liberdade, bastante importantes e fortes na época da chegada e transição do trem”, esclarece Henrique Lucas Rodrigues, 24, que em conjunto com Edson Clair, coreografa o trabalho. Ele dança há 17 anos, sendo nove na modalidade street dance.

O diretor de Movimento e Dramaturgia do Grupo Funk-se, o artista Jair Damasceno, conta que conhece Henrique desde criança: “Ele é criativo e meticuloso. Tenho certeza que dividir a criação coreográfica deste espetáculo com Clair foi um grande desafio e aprendizado, e o talento de ambos refletiu claramente no resultado”.

Damasceno também afirma que “Tem Trem?” pode chegar ao público por vários trilhos: “Por meio das músicas, da narrativa, da expectativa criada por quem vivenciou a chegada do trem e da curiosidade de quem veio depois; e claro, da própria dança que expressa história e sentimentos”.

O elenco conta Ândrea Espíndola, Andressa Espíndola, Carla Carolina, Carlos Heduardo, Danilo Mandetta, Dreyzzy Santos, Felipe Hespporte, Henrique Lucas, Leonardo Miyahira, Letícia Pontes e Luma Oliveira; apresentando Ariel Ribeiro, Ednelson Alysson e Paulo Sergio Nobre da Silva. Além disso, o espetáculo tem a participação de duas crianças, Diogo Cavalcante e Lumy Myashita.

A concepção, coreografia incidental e direção é de Edson Clair, coreografia de Henrique Lucas Rodrigues, direção de Movimento e Dramaturgia de Jair Damasceno, iluminação de Anderson Lima e vídeo mapping de Rafael Mareco.

“Sou filho, neto e sobrinho de ferroviários. Passei minha infância no trem. O trabalho não é autobiográfico, mas tem um valor especial para mim e espero que possa contribuir como uma homenagem à ferrovia, à memória de um passado-presente e à reflexão sobre o tema”, relata o diretor do espetáculo, Edson Clair.

Grupo Funk-se

Criado em 1996, o Funk-se, trabalha a dança em vários tipos de espaço, democratizando o acesso às manifestações artísticas propostas pelo grupo. Já esteve presente nos palcos de SP, PR, GO, MG, MT, e mais de 30 cidades do Estado de Mato Grosso do Sul. Vale ressaltar a premiação obtida por duas vezes na Funarte (Prêmio Klaus Vianna) com o espetáculo “Frágil ou o Sentido da Ruptura”, que aborda a questão indígena. Além disso, também já foi selecionado para diversos festivais regionais e internacionais.

Serviço

O espetáculo de dança “Tem Trem?” é gratuito e acontece nos dias 17 e 18 de abril, às 20h30, no Armazém Cultural – localizado na Avenida Calógeras, 3065 (próximo à Feira Central de Campo Grande).

Os ingressos serão distribuídos meia hora antes da apresentação. Para mais informações, acesse: www.facebook.com/grupofunkse.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights