21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Exposição na Casa do Artesão na Capital

- Publicidade -

26/03/2014 14h28 – Atualizado em 26/03/2014 14h28

Os artesãos sul-mato-grossenses estão sendo homenageados na Capital com uma exposição que mostra a diversidade do trabalho desses produtores de artes e também participaram, na última semana, de uma rodada de negócios para apresentar suas produções a empresários e compradores, numa intermediação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

As comemorações pelo Dia do Artesão – celebrado em 19 de março – começaram com a abertura da mostra Semana do Artesão, na Casa do Artesão, que recebe, na Galeria Virgulino de Oliveira França, os trabalhos individuais e coletivos de artesãos que tiveram seus projetos aprovados e incentivados pelo Sebrae, que tem valorizado esses profissionais com assessoria para comercialização de seus produtos em parceria com a FCMS.

Nessa mostra estão trabalhos de grupos artesanais como o Grupo de Artesãs Milagre da Fibra, de Itaquiraí e Arte em Cana, de Naviraí, além de profissionais de Campo Grande, Miranda, Porto Murtinho, Caarapó, Ribas do Rio Pardo e outras cidades do Estado.

São trabalhos em cerâmica, fibra, madeira, vidro, papel machê, tecidos, tricô e crochê, que resultam em peças decorativas e de utilidades, como vasos, bolsas, tapetes, lápis, chaveiros, garrafas estilizadas, colares e brincos, com detalhes que somente um artista pode criar e oferecer uma peça única para seus clientes.

Na Galeria Abílio Antunes estão em exposição trabalhos para comercialização, de dezenas de artesãos da Capital, Ribas do Rio Pardo e um trabalho diferente, da cultura indígena, uma máscara de palha Kayapó, de Mato Grosso, que enriquece o espaço da Casa do Artesão.

São trabalhos em madeira entalhada e envernizada; fibras que se transformam em bandeja, mesas, banquetas; criações em papel machê que lembram um quadro de pintura artística; mesas e banquetas, em madeira trabalhada, fibra e palha; telas em tricô e pinturas em cerâmica com temáticas do Pantanal.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura do MS, Américo Calheiros destaca que as peças da mostra apresentam um panorama da arte sul-mato-grossense e o seu desenvolvimento como gerador de renda, a partir de ações de fomento do Governo do Estado e parcerias como a com o Sebrae.

Segundo Américo Calheiros, há seis anos a Fundação de Cultura de MS vem promovendo a Semana do Artesão, que fortalece a arte no Estado e promove sua consolidação como setor econômico sustentável e, juntamente com a Rodada de Negócios, consolida o artesanato de Mato Grosso do Sul, “que retrata nossos costumes e tradições”.

A Fundação de Cultura, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, promove políticas públicas para fomentar ações de valorização do produto e do fazer artesanal, proporcionando a geração de emprego e renda, a inclusão social e a consequente melhoria da qualidade devida desses profissionais.

Na sexta-feira (21), no Memorial da Cultura, aconteceu durante todo o dia a Rodada de Negócios com o encontro de artesãos e empresários, que proporcionou a oportunidade de empresas compradoras conhecessem o trabalho dos artesãos e ambas as partes realizassem bons negócios. “É uma forma de incentivarmos o artesão a comercializar seus produtos, garantindo a geração de renda e ampliando seus negócios”, destaca Américo Calheiros.

Artesanato em mostra que homenageia profissionais na Casa do Artesão retrata costumes e tradições do MS (Foto: Evelyn Lopes)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights