27.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

I Feira Literária Internacional de MS terá escritores de vários continentes

- Publicidade -

10/02/2015 08h28 – Atualizado em 10/02/2015 08h28

Elvio Lopes

Escritores de vários países, de pelo menos quatro continentes, confirmaram presença na I Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul (Flims), que será realizada no Armazém Cultural da Esplanada Ferroviária, de 26 de fevereiro a 1º de março, com o tema Literatura de todas as águas, que propõe uma leitura ecológica do livro e das artes por uma cultura de paz, conforme defende a curadora e organizadora do evento, a poeta Delasnieve Miranda Daspet de Souza.

Com organização da Griffo´s Eventos e importantes parcerias firmadas para sua concretização, a feira literária sul-mato-grossense está homenageando duas personalidades da literatura nacional, o poeta pantaneiro Manoel de Barros, falecido recentemente e a escritora e professora Maria da Glória Sá Rosa, um ícone da literatura e da cultura de Mato Grosso do Sul. As duas homenagens foram realizadas no lançamento da feira, em novembro do ano passado, na Capital.

Além do encontro entre operadores literários, a Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul se propõe a realização de um evento reunindo diversas manifestações e linguagens da arte como a literatura, artes visuais, artesanato, música, dança, teatro e folclore, com apresentações e participações de importantes nomes da cultura nacional e sul-mato-grossense nos quatro dias do evento.

No lançamento da feira, Delasnieve já advertia que a feira foi elaborada para mudar o tradicional sistema de realização de feiras literárias no Brasil, explicando que, mais do que vender livros, o evento tem como proposta apresentar todas as artes e a ligação de cada uma delas com a literatura. “Queremos divulgar o livro e incentivar a leitura, de todos os estilos, todas as qualidades, de todos os lugares, de todas as águas”, afirma a curadora da feira. ]

CONVIDADOS

Entre os escritores convidados internacionais estão, da França, Athanase Vantchev de Tracy; da Suécia, Fredrik Ekelund, Galvarino Orellana e Guilem Rodrigues da Silva; da África, Antonio Andrade Lopes Tavares e João Pereira Correia Furtado; dos Estados Unidos, Domicio Coutinho; do Peru, Gloria Dávila Espinosa; de Portugal, Arlete Piedade e do Uruguai, Alfredo María Villegas Oromí, Nelson Guerra, Rafael Courtoisie.

Também constam na lista de escritores confirmados, representando a Noruega e o Afeganistão, Kamran Mir Hazar; do Marrocos, Mohamed Ahmed Bennis; da Venezuela, Siboney del Rey; do Chile, Julia Ortiz Morales e Ricardo Candia Cares; representando a Romênia e República da Moldávia, Igor Ursenco; da Colômbia, Anna Francisca Rodas Iglesias, Hector Corredor Cuervo e Mario Ramón Mendoza; da Bolívia, Edmundo Torrejon Jurado; do Equador, Arturo Santos Ditto; das Ilhas Canárias, Salka Embarek; da Argentina, Alejandro Jusim e Ricardo Sarmiento; da Palestina, Ziad Medoukh; da Espanha, Julio Pavanetti e da Geórgia, Ketevan Shengelia e Zurab Karumidze.
A organização da Flims também está mantendo contatos com o escritor africano Mia Couto para participar como convidado do evento em Campo Grande.

CONGRESSO

A feira literária vai contar com o Congresso Literário Internacional de Mato Grosso do Sul, que será realizado durante a programação e que terá a participação de escritores locais, nacionais e internacionais.
Em parceria com a Life Editora, a feira terá um setor exclusivo para receber escritores independentes que queiram divulgar seus livros e maiores detalhes podem ser obtidos pelos telefones (67) 9297-4890, 9263-5115, 3362-5545, ou ainda, pelo email [email protected] com copia para [email protected].

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights