24.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Trabalhadores sacam por mês cerca de R$ 35 mi com seguro desemprego

- Publicidade -

09/02/2015 16h01 – Atualizado em 09/02/2015 16h01

Da redação

Cerca de R$ 35 milhões são sacados todos os meses em Mato Grosso do Sul de seguro desemprego. Segundo a superintendência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) no Estado, pelo menos 460 pessoas dão entrada no benefício diariamente.

Em muitos casos, esses pedidos são feitos mediante a fraude. Para apertar o cerco, o INSS está deixando o processo mais rígido, principalmente para os jovens, que terão que passar por curso ao invés de solicitar o seguro de forma imediata.

Uma medida provisória, que deve entrar em vigor em março, prevê que o trabalhador demitido sem justa causa possa pedir o seguro pela primeira vez um ano e meio depois da contratação.

Serão liberadas quatro parcelas. Atualmente esse pedido pode ser feito já aos seis meses de trabalho, com a liberação de três parcelas.

Para ajudar a fechar o cerco contra os fraudadores do benefício, a partir de abril os empresários deverão informar a demissão do funcionário pela internet, diretamente ao Ministério do Trabalho.

Em alguns casos, o funcionário era demitido para receber o seguro desemprego e sacar o Fundo de Garantia, mas continuava trabalhando na empresa.

(Com informações do G1/MS)

A partir de abril os empresários deverão informar a demissão do funcionário pela internet, diretamente ao Ministério do Trabalho.Foto:  Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights