24.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Parte do registro histórico perdida?

- Publicidade -

16/05/2015 06h25

Informe C – Cicero Farias

O radialista Gilberto Orlando está à procura de filmes antigos de Dourados. Ele contou que nos anos 70, ele e o colega Albino Mendes, fizeram para o museu de Dourados, “um trabalho onde entrevistamos uns 10 pioneiros, filhos e netos contando a historia da formação do município. Foram mais de 15 fitas de rolo com aproximadamente 2 horas de gravação cada uma, onde procuramos arrancar dos entrevistados o máximo de informações que fariam a historia viva.” No ano 2.000 quando voltou de Corumbá, Gilberto procurou o museu para emprestar as fitas para que fossem digitalizadas, melhorando assim a qualidade. Mas teve a noticia as fitas não existiam mais e o funcionário disse: “Acho que foram roubadas” e ninguém sabe onde estão. Hoje ele tenta fazer outro trabalho com fotos e narração, para que seja guardado no Youtube com cópia para o museu. Se puder ajudar ligue nos fones 9939-3219; 9276-4936; ou 8135-9134.

Além do corpo

O câncer e sua fisiopatologia espiritual. Esse é o tema da palestra, neste sábado, no Teatro Municipal de Dourados às 19h30. O médico Décio Iandoli Junior que discorrerá sobre o assunto, também promoverá o seminário “Da alma ao corpo físico” aberto ao público, também hoje, às 14h. Iandoli é médico com especialidade em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e endoscopia, doutor em Medicina pela Unifesp; professor da Faculdade de Medicina da Uniderp, em Campo Grande e presidente da Associação Médico-Espírita do MS e autor de vários livros. O evento é uma realização da União Regional Espírita de Dourados.

Só de lá

Essa semana a Assembleia Legislativa – que deve trabalhar por todo o Mato Grosso do Sul, homenageou o Dia do Povo Paraguaio, criado por lei estadual, distribuindo diplomas para paraguaios e descendentes. Todos os agraciados com o diploma foram de Campo Grande. Dourados tem uma ativa e organizada colônia paraguaia e nenhum nome daqui foi lembrado pelos deputados estaduais, apesar da cidade ter quatro representantes na Assembleia.

Jeroky

Mas independente do esquecimento da Assembleia, a Colônia Paraguaia de Dourados faz sua festa neste final de semana pelas comemorações pela passagem do Dia do Povo Paraguaio e da independência do Paraguai, no dia 14. Começa neste sábado com uma noite cultural, com entrada franca, e apresentação de artistas vindos de Asunción, Capiatá e Pedro Juan Caballero; o harpista douradense Rafael Deboleto estará se apresentando. Amanhã, acontece o almoço dançante animado pelo grupo Tavarandu, de Asunción e grupo Sem Fronteiras. Quem for participar do churrasco deve levar pratos e talheres e crianças acima de 10 anos pagam. Haverá ainda venda de chipa e sopa paraguaia.

Abandonada

O leitor Adelfo Manoel da Silva, morador no BNH I Plano está cobrando melhorias do Ceper do bairro, que teve sua ultima reforma há cinco anos ou mais, depois de pedidos das famílias, inclusive dele. À coluna, ele contou que “o Ceper está abandonado, justamente agora que temos lá uma academia à céu aberto, onde dezenas de pessoas fazem caminhadas o dia todo. A dita academia por sinal, já está em falta de duas peças de aparelhos.” Há uma pessoa que cuida do local, “mas não faz limpeza tanto dentro como do lado de fora na calçada. As instalações sanitárias estão em péssimas condições, paredes pichadas por vândalos e por ai se vai. Gostaria que algum vereador se interesse a abraçar esta causa, que passe pelo local pra verificar”. Ele se definiu como “apenas uma pessoa que se interessa pelo bem estar de todos.”

INFORME CURURU

“Ella” emagreceu porque
não entra mais na cozinha
com medo das panelas…

BATE REBATE

** O ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Walter Pitarelli recebeu o Título de Cidadão Jardinense. Em 1987, ele mudou-se para Jardim atuando com sucesso no comércio também.

** Acontece no dia 6 de junho, o 2º Bazar Beneficente Yasmim Doffinger Brunetto, em prol do tratamento ortopédico da criança. Será na Escola Joaquim Murinho, à partir das 8h. Serão vendidos acessórios, calçados e roupas novas e semi-novas.

** E a mãe Neusa Leite, de Itaporã, está pedindo ajuda para custear o tratamento do filho Kauan, de 5 anos de idade, que tem na testa um angioma — tumor benigno causado pelo acúmulo de vasos sanguíneos na pele ou em órgãos internos. O filho precisa fazer tratamento com a médica Heloísa Campos, no Hospital A.C. Camargo, em São.

** A Prefeitura começa a organizar o festival gastronômico de Dourados. Falando nisso, a proposta da rua Floriano Peixoto ser transformada num “boulevard da comida” ficou só no projeto.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights