23 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Presente de grego ao gaúcho

- Publicidade -

11/12/2014 06h32

[email protected]

Informe C – Cicero Farias

Presente de grego ao gaúcho

O deputado estadual Carlos Marun (PMDB) apresentou, na terça-feira na Assembleia, projeto que lei para alterar o nome da Penitenciaria de Segurança Máxima Harry Amorim Costa, para Presídio Estadual de Dourados. Segundo Marun, ele conversou com familiares que agradeceram a lembrança do nome do ex-governador na obra, mas, em virtude de a penitenciária ser um local onde se priva a liberdade, seria de agrado da família que o nome dele fosse retirado do presídio. Os deputados Onevan de Matos (PSDB) e Marquinhos Trad (PMDB) manifestaram apoio ao projeto. José Pedro Frazão, escritor, jornalista e membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras comentou que essa foi uma “homenagem de grego, que arrumaram para o gaúcho.” Harry Amorim Costa, engenheiro civil, foi o primeiro governador, nomeado, de Mato Grosso do Sul assumindo em 1979 e derrubado por políticos.

Facão

A Câmara de Naviraí deve trabalhar para que os quatro primeiros processos de cassação sejam votados em plenário no dia 19 de dezembro. Outros três vereadores deverão ter seus julgamentos marcados para antes de 20 de janeiro. O presidente da Comissão Processante, Marco Scalassara (PSDC) dirige o processo de cassação que está sendo apreciado na Câmara, cujos cofres foram assaltados por sete vereadores, todos afastados e presos, depois de operação do Gaeco. A vereadora Solange Melo preferiu renunciar.

E agora André?

Mato Grosso do Sul é o 5º pior Estado quando o assunto é o Ensino Médio. O levantamento divulgado pela ONG Todos pela Educação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2013, revela que os números daqui só ficam à frente de Alagoas, Bahia, Maranhão e Pará. Dos jovens de até 19 anos que ingressam no Ensino Médio, apenas 42,2% concluíram o 3º ano em 2013. Mato Grosso do Sul está apenas 8,8 pontos porcentuais acima do índice do pior Estado no ranking, o Pará, e 25,9 pontos porcentuais.

Cargo

Segundo o Campo Grande News, “o polêmico secretário de Saúde na gestão de Alcides Bernal (PP) não está mais desempregado. Ivandro Fonseca vai comandar a estratégia da saúde pública em Dourados, segundo maior município do Estado.”

Pantaneira

A experiência da jornalista Débora Alves, do SBTMS, sediado em Campo Grande, de ter vivido 12 dias dormindo em rede, tomando água de rio, chuva e embaixo de sol quente está contada no livro “Viagem a Bordo das Comitivas Pantaneiras”. O lançamento será hoje a partir das 19h, no Firula´s Café, na rua Euclides da Cunha, 1.102, Jardim dos Estados, na Capital. A obra, que revela a vida dos peões do Pantanal, foi tese de mestrado da autora e virou livro-reportagem por meio do Fundo de Investimentos Culturais. Para escrevê-lo, Débora ficou quase duas semanas ao lado da Comitiva Nova Esperança. O livro tem 192 páginas e rico material fotográfico.

Voto importante

Reinaldo Azambuja (PSDB) não renunciará ao cargo de deputado federal até que seja empossado governador, em 1º de janeiro. Ele atendeu a um pedido do partido para que acompanhe votações importantes no Congresso Nacional. O deputado é membro da importante Comissão de Orçamento da Câmara. Quem sobra com essa decisão é o 1º suplente Sérgio Assis (PSB).

Só rindo…

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que o partido ajuizou ação contra o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa que fez acordo de delação premiada. Acusa-o de “difamação” no processo. Em depoimento à Justiça Federal, em Curitiba, o petro-delator incluiu o PT entre as legendas que mordiam propinas na estatal.

INFORME CURURU

Primeiro Deus criou
o homem. Depois teve
ideia melhor….

BATE REBATE

** A aprovação pelo Congresso do emplacamento de máquinas agrícolas foi a gota da água para os produtores rurais gaúchos, que vão deflagrar protesto hoje. Em diversos pontos do Estado, a promessa é de trancar estradas para protestar contra a medida.

** A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, renunciou ao cargo ontem. Quem assumiu foi o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB). O vice, deixou o cargo em novembro de 2013 para entrar no Tribunal de Contas do Estado. Roseana atribuiu a saída à necessidade de cuidar da saúde.

** No dia 13 de dezembro, Ilson “Boca” Venâncio lança o seu livro “Dourados e sua Cultura – Memória das Artes Comentada”. Será às 19h30, na Praça Antonio João. Esse é o primeiro livro do Boca.

** O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul comunicou na manhã de ontem o falecimento do promotor de Justiça, Givaldo Tenório da Silva. A causa não foi informada.

Presente de grego ao gaúcho

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights