Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
14/06/2012 16h29 - Atualizado em 14/06/2012 16h29

Aeroporto de Dourados ganha nova sala de embarque

 
 
Nova sala de embarque construída pela prefeitura é mais uma etapa da ampliação do aeroporto de Dourados (Foto: A. Frota) Nova sala de embarque construída pela prefeitura é mais uma etapa da ampliação do aeroporto de Dourados (Foto: A. Frota)

Começou a funcionar nesta quinta-feira a nova sala de embarque do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, construída pela Prefeitura de Dourados com recursos próprios do município. A nova sala tem capacidade para 120 pessoas sentadas.

“É mais uma etapa do projeto de reforma, ampliação e homologação do nosso aeroporto, que antes era um aeródromo e agora é oficialmente um aeroporto”, afirmou o prefeito Murilo. Na terça-feira já havia sido autorizado o funcionamento da Epta (Estação Permissionária de Serviços de Tráfego Aéreo).

A administração do aeroporto concluiu na tarde de terça-feira os detalhes da nova sala de embarque, incluindo a instalação do pórtico para detecção de metal no corpo de passageiros e o raio-x para bagagem de mão. Além disso, a aeroporto tem o equipamento chamado raquete para auxiliar nos casos em que o pórtico apontar a presença de algum metal.

Segundo o diretor do Departamento Aeroportuário Juliano de Almeida Domingos, a nova sala de embarque proporciona mais conforto aos usuários, que ficarão sentados em cadeiras confortáveis e grandes, com vista direta para a pista do aeroporto. A antiga sala tinha capacidade para apenas 30 pessoas. A nova sala permitirá o embarque em aeronaves para até 120 passageiros.

HOMOLOGAÇÃO

Na terça-feira à noite entrou em operação, após a homologação pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) da Aeronáutica, a Epta, que funciona na sala de controle do aeroporto. A estação, segundo o operador Paulo Roberto Sales, fornece dados de comunicação e meteorologia.

A estrutura é composta de rádio comunicação, estação meteorológica, Papi (que dá o ângulo para pouso), NBD, rádio farol de ângulo vertical que indica a localização do aeroporto e o SGTAI (Sistema de Transmissão de Mensagens). Para auxiliar a navegação o aeroporto tem ainda o farol rotativo e a sinalização noturna da pista. O controle da navegação é feito por uma empresa especializada.

O aeroporto de Dourados também melhorou a sua estação de combate a incêndio. Hoje, conta com uma viatura AP2 Titan e uma AC3 Land Rover, que permite elevar a categoria da estação para 5. Atualmente é 3. O governo do Estado, que cuida da estação, já está solicitando a elevação de categoria.

INVESTIMENTOS

Com o investimento feito pela prefeitura e pelo governo do Estado, Dourados teve o seu aeródromo elevado para aeroporto. A antiga sala de embarque será redividida para abrigar uma companhia aérea e ainda o COE (Centro de Operação de Emergência) – um comitê de segurança a ser instalado no caso de acidente ou atentado.

O aeroporto já conta também com uma lanchonete, que resolve o problema antigo de falta de apoio para passageiros e principalmente pilotos. Tem ainda estacionamento fechado e ponto de táxi. A prefeitura está elaborando o projeto para a compra de uma esteira de bagagem, que será o próximo investimento.

Já o governo do Estado prepara o investimento de mais R$ 4,5 milhões na parte da pista. Será ampliado o pátio de estacionamento de aeronaves e construído mais uma via de acesso à pista. A pista também receberá investimento, mas o Estado não definiu ainda se será ampliada de 30 para 45 metros ou se terá a pavimentação reforçada.

(3) Comentários

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Fico feliz em ver nossa cidade se capacitando para melhor atender os passageiros que utilizam-se de voos constantemente. Vamos rumo à uma melhoria, que nos dê um bom aeroporto e que torne nossa cidade um fluxo de idas e vindas para mais regiões brasileiras.

 
Martinho Vagner em 15 de junho de 2012 às 10:47

pq vcs tirou o aviao qe saia daqui pra presidente prudente,,,fikei triste pois era rapoidao ja estva la ok....

 
fatima em 14 de junho de 2012 às 19:57

Até que saiu o aeroporto de Dourados, pois o antigo era um vergonha, parabens ao prefeito Murilo que teve braço forte e atitude de um verdadeiro administrador pois entendo que Dourados não precisa de politico mas sim de um administrador deste porte que sabe onde investir o dinheiro publico administrado com atitude Parabens Sr., Murilo pelo investimento feito neste municipio que tanto a população .

 
Zemaide de M. Prado em 14 de junho de 2012 às 19:06

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Contato

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo