22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Agrometal é a vitrine do desenvolvimento, diz Murilo

- Publicidade -

24/10/2014 08h36 – Atualizado em 24/10/2014 08h36

Maior e com mais qualidade, feira encanta os presentes e consolida Dourados como pólo de manutenção de Mato Grosso do Sul

“A Agrometal é uma vitrine que mostra o desenvolvimento que o setor sucroenergético trouxe para Mato Grosso do Sul”. A afirmação foi feita pelo prefeito Murilo, na noite desta quarta-feira, na abertura oficial da 4ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul, que acontece em Dourados até esta sexta-feira, das 14h às 22h. O prefeito lembrou que participam do evento empresas locais, de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e outros estados, que estão na feita para mostrar seus produtos para a indústria, comércio, serviços e agricultura.

Murilo disse aos presentes que a feira faz parte do projeto de criação de ambientes para o desenvolvimento do setor sucroenergético, que começou há 10 anos, quando ele era vice-governador de André Puccinelli. “Nós criamos o ambiente para que as usinas se instalassem no Estado; hoje temos 24 usinas em operação, 15 delas no entorno de Dourados. São investimentos de mais de R$ 1 bilhão em cada usina, gerando milhares de empregos”, afirmou Murilo.

O desafio agora, segundo o prefeito, é fazer a manutenção dessas imensas indústrias. “Por isso criamos esta feira, para trazer as empresas de manutenção para cá, para ajudar a desenvolver este setor”, ressaltou. “É um setor não tem volta; se esse governo é menos favorável ao setor isso vai passar. Em São Paulo é centenário, aqui temos apenas uma década. Mesmo que o governo não tenha uma política favorável isso é momentâneo, vai passar”, assegura o prefeito.

E Murilo reafirmou a responsabilidade de Dourados como pólo de uma região de mais de 30 municípios. “Dourados é polo de comércio há muito tempo, depois de serviços e agora assume a responsabilidade de fazer a manutenção das indústrias do Estado. Tem o dever de ser esse pólo de manutenção”, afirma Murilo.

Murilo destacou ainda o papel de Dourados na formação da mão-de-obra para a indústria e agropecuária no setor. Ele falou do centro de formação profissional que o Senar implantará em Dourados, com investimento de R$ 12 milhões, para formar técnicos agrícolas especializados na assistência técnica na área de cana-de-açúcar para todo o Estado. Falou ainda das outras duas escolas técnicas que também capacitarão pessoas para o setor, o campus do IFMS e a escola técnica implantada pelo Governo do Estado.

O ministro de agricultura e pecuária do Paraguai, Jorge Gattini, que dirigiu uma missão de quatro pessoas a Dourados, agradeceu a Murilo pela parceria e também à Embrapa Agropecuária Oeste. Desde o ano passado Dourados desenvolve uma troca de experiências com o Paraguai. “Estamos muito contentes com essa parceria”, disse o ministro a Murilo.

O presidente da Câmara de Vereadores, Idenor Machado, destacou a competência de Murilo na resolução dos problemas macros de Dourados, capazes de garantir o desenvolvimento no futuro. Paulo Engel, secretário de Estado de Produção, do Desenvolvimento Agrário e do Turismo, também fez um discurso otimista sobre o setor.

Já o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) reclamou que o setor da produção rural no setor não está indo muito bem, devido a falta de apoio do governo. O superintendente estadual do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes da Costa, parabenizou Murilo e classificou a feira como a melhor do Centro Oeste e de muita importância para demonstrar a força da região de Dourados. Ele anuncia ainda, uma linha especial de capital de giro para a empresa, com juros de 6% a 9% ao ano, com cinco anos para pagar.

O vice-presidente do Simmme (Sindicatos das Indústrias Metal Mecânicas e de Materiais Elétricos da Grande Dourados) e vice-presidente da Fiems (Federação das Indústrias de MS), Sidnei Piteri Camacho, destacou a 4ª Feira Agrometal como uma edição de peso em apoio à indústria.

Com foco na indústria de manutenção do setor sucroenergético, mas englobando também a agropecuária, construção civil, petróleo e gás e papel e celulose, a 4ª Feira Agrometal é realizada pela Prefeitura de Dourados, através da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Dourados), e o Simmme (Sindicatos das Indústrias Metal Mecânicas e de Materiais Elétricos da Grande Dourados).

São parceiros o Sebrae/MS, o Ceise Br, o Gegis, o Banco do Brasil, o Sicredi, a Raizen, a Fiems, a Taurus como patrocinadora, a Passeio Turismo como agência oficial e o Hotel 10 como hotel oficial.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights