25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Associação chama a atenção ao diagnóstico precoce do autismo

- Publicidade -

02/04/2014 07h29 – Atualizado em 02/04/2014 07h29

No Dia do Autismo, associação chama a atenção ao diagnóstico precoce

Flávio Verão

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado hoje, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD) chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do distúrbio, responsável por afetar as habilidades sociais e de comunicação do indivíduo. Para comemorar a data, familiares de autistas preparam uma ‘blitz azul’, no sábado pela manhã, na praça Antônio João.

A presidente da Associação, Ana Cláudia Brito, reforça a importância da família no processo de reconhecimento de alguns sintomas que podem evidenciar o transtorno, que aparece a partir de um ano de idade. “Com um ano e meio é possível diagnosticar o autismo e iniciar o tratamento”, explica Ana Cláudia. Dificuldade na fala e isolamento são os principais sintomas a serem reconhecidos ainda quando bebê.

Mãe de um garoto autista com 10 anos, Ana Cláudia diz que ainda é pouco difundido informações sobre o autismo. “Não é vergonhoso ser mãe de autista, temos que encarar a realidade e fazer o possível para oferecer aos nossos filhos uma vida normal e saudável”, pontua, acrescentando que, embora não haja cura, a busca por tratamento auxilia no desenvolvimento físico e social do autista.

Atualmente 30 famílias participam de encontros da Associação, mas estima-se que em Dourados tenha aproximadamente 200 autistas. A maioria talvez não foi diagnosticada ou passou por tratamento adequado. Ana Cláudia explica que nos últimos anos vários foram os avanços conquistados para o autista, como por exemplo, na educação. Os autistas estão inseridos no ensino regular e na escola (pública) possuem um professor que os acompanham

Mas é realmente na saúde que existe um entrave, principalmente para famílias com poucas condições financeiras. Em Dourados há profissionais capacitados a diagnosticar e oferecer tratamento, no entanto, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não está preparado para oferecer serviço especializado, somente particular. Para vencer essa barreira, a Associação luta pela construção de um centro de tratamento, com área pedagógica, piscina, quadra de esportes e atendimento médico multiprofissional.

A entidade já ganhou o terreno, no Parque dos Coqueiros, e agora promove uma rifa para custear a escritura no valor de R$ 12 mil. A rifa, no valor de R$ 15, irá sortear um kit churrasco para uma confraternização de 30 pessoas. O sorteio é dia 26 de abril. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (67) 3425-4608, 8468-1906 e 3426-8147. A entidade ainda busca apoio parlamentar para conseguir recursos para a construção do Centro de Tratamento.

Assim como no ano passado, familiares de autistas farão blitz, no sábado, sobre conscientização do autismo(Foto: Arquivo/Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights