25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mazé Torquato Chotil autografa livros hoje na Canto das Letras

- Publicidade -

11/11/2014 07h51 – Atualizado em 11/11/2014 07h51

Mazé Torquato Chotil autografa livros hoje na Canto das Letras, em Dourados

A jornalista e pesquisadora Mazé Torquato Chotil estará hoje a partir das 14h, na Livraria Canto das Letras, autografando seu recém lançado livro “Minha Aventura na Colonização do Oeste”. Ela é autora de quatro obras, dos quais dois sobre colonização numa área da Colônia Nacional Agrícola de Dourados.

Mazé que mora em Paris, vem fazendo um tour pelo Estado. Ontem, teve um encontro em Ponta Porã, com estudantes das Escolas Professora Geni Marques Magalhães e Joaquim Murtinho e da Faculdade Mappe. Hoje estará em Dourados e amanhã, na sua cidade natal, Glória de Dourados, reunida a partir das 8h, com os alunos da Escola Professora. Eufrosina Pinto, no qual fez seus primeiro anos de estudos.

O seu último livro, “Minha Aventura na Colonização do Oeste” é um romance onde um personagem feminino escreve para uma filha distante, contando como se deu sua vinda do Ceará para o Sul. Inicialmente São Paulo, e depois de uma volta fracassante ao Nordeste, o retorno. Desta vez para a região da Colônia Nacional Agrícola de Dourados (Cand) e Glória de Dourados.

“A envolvente narrativa, em linguagem simples e precisa, contém uma emocionante história que começa com o sonho de progredir. Germinado no interior do meu Ceará, conta a vinda da narradora com o marido, em pau de arara e a conquista da terra até a formação dos filhos. É a história de milhões de nordestinos que, vivendo-a como vivi, gostaríamos de tê-la escrito”, explica na apresentação de Antônio Doarte de Souza.

Mazé Torquato Chotil é nascida num sítio na Sétima Linha, em Glória de Dourados. Ela chegou a Osasco (SP) na década de 70, onde se instalou na Vila Yolanda com a família. Após se formar como Jornalista e ter trabalhado na imprensa local, foi para Paris em 1985, onde se casou com o poeta e compositor francês Bernard Chotil.

Ela é pesquisadora, doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris VIII. Escreveu “Lembranças do Sítio”, “Minha Paris Brasileira” e “Ouvrière chez Bidermann: une Histoire, des Vies” (sobre a vida de operárias de uma empresa de confecções) e “Minha Aventura na Colonização do Oeste”.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights