25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mesmo com chuva, Dourados não registra pontos de alagamento

- Publicidade -

23/04/2014 07h40 – Atualizado em 23/04/2014 07h40

Decom

Mesmo sendo atingida por 80 milímetros de chuva num período de 12h, Dourados não registrou qualquer ponto de alagamento entre a noite de domingo (21) a manhã desta segunda-feira (22). Isso resultado das obras estruturantes feitas pela administração do prefeito Murilo.

“Em anos anteriores com uma chuva dessas, não havia dúvida de que teríamos pontos de alagamento em apenas 10 ou 15 minutos de chuva. Não tinha para onde escoar a água e acabava atingindo casas, destruindo calçadas e ruas”, lembrou o comandante da Guarda Municipal e coordenador da Defesa Civil, João Vicente Chencarek. “Com as obras feitas pelo prefeito Murilo, podemos dizer que hoje Dourados está preparado para receber qualquer volume de chuva”, destacou.

Três frentes foram fundamentais para que a cidade tivesse essa infraestrutura. Foram realizadas obras de drenagem nas vias que costumavam alagar, retiradas pelo menos duas mil famílias que viviam em áreas de risco e realizada a limpeza dos córregos que cortam a área urbana do município (Água Boa, Rego D’Água, Paragem, Laranja Doce e Chico Viegas).

Outras obras estruturantes ainda estão em andamento, um exemplo é a realizada no bairro João Paulo II. “Mesmo com as obras em andamento, não tivemos mais alagamentos nestas localidades”, afirmou Chencarek.

Ele ainda lembra que a previsão é de que estes problemas não voltem a ocorrer no futuro. “Os bairros que apresentavam problema são aqueles com asfalto antigo que era feito sem as obras de drenagem. Hoje, é feita antes a drenagem e depois o asfalto. Então futuramente não teremos esse problema porque terá por onde a água da chuva escoar”.

Mesmo não havendo casos de alagamento, a Defesa Civil permanece com um trabalho preventivo de monitoramento das famílias e dos pontos que antes eram focos do problema. “O mais importante agora é a ajuda da população com ações preventivas”, alertou o coordenador. O papel dos moradores é principalmente não jogar entulho e outros tipos de lixo em córregos, bueiros ou tubulações que dão vazão à água.

Aqueles que virem alguém jogando resíduos ou os locais já cheios de lixo, podem entrar em contato com a Guarda Municipal no telefone de emergência 199. O órgão fará a triagem e o encaminhamento ao setor da prefeitura responsável.

Bairro João Paulo II na divisa com o Jardim Brasília e Vila Ubiratan, passa por obras de drenagem que atingem as ruas Antônio do Amaral, Álvaro Brandão, Jaime Moreira e Antonio de Carvalho. Foto: A.Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights