23.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MP em Dourados faz abaixo assinado contra corrupção

- Publicidade -

01/09/2015 08h20 – Atualizado em 01/09/2015 08h20

Valéria Araújo

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual em Dourados querem coletar pelo menos 10 mil assinaturas para a “10 medidas contra a Corrupção”, campanha nacional que apresenta propostas de mudanças legislativas para melhorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade no Brasil. Para reforçar o movimento, o Grupo de Escoteiros Laranja Doce foi a campo neste final de semana para coletar assinaturas. Ao todo, o grupo já conseguiu mais de 800 assinaturas na última semana. Houve concentração no Shopping Avenida Center e na Seleta.

De acordo com o chefe de escoteiro, Marcos Homero Ferreira Lima, a adesão do Grupo de escoteiros se deve ao fato de que a entidade apoia campanhas variadas a favor da população. “Como esta tem um chamado para a participação da sociedade civil nos vimos convidados a fazer um trabalho voluntário e contribuir com a causa, que consideramos importante”, destaca.

Segundo ele, mais de 20 jovens participaram da coleta de assinaturas neste final de semana. “Foram feitas abordagens com explicações sobre as 10 medidas contra a corrupção e coletas de assinaturas”, destacou.

Além do Grupo de Escoteiros, a campanha conta com outros 17 parceiros entre entidades de Dourados que estão fazendo a coleta de assinaturas. A programação prevê a distribuição de fichas para cinco escolas que integram o o projeto Promotoria Comunitária, coordenada pelo promotor Paulo Ishikawa. As atividades serão encerradas no dia 10 de novembro.

No próximo dia 18 os promotores e procuradores se reúnem para avaliar as atividades.

Projeto

O MPF pretende recolher assinaturas em todo o País para apresentar ao Congresso um projeto de iniciativa popular contra a corrupção e a impunidade. A meta é recolher, até 2 de setembro, 500 mil assinaturas. São necessárias 1,5 milhão de assinaturas para apresentação do projeto. Na iniciativa, que não tem vinculação partidária, a sociedade é chamada a apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso a promover as alterações estruturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado.

Em Dourados, a campanha visa coletar o maior número possível de assinaturas. Para isto, pontos de coleta estão sendo espalhados em entidades parceiras como igrejas e associações, além das sedes do MPF e MPE no município.

O procurador da república Marco Antônio Delfino de Almeida disse recentemente ao O PROGRESSO que a população precisa se conscientizar que todo o corrupto é um “serial killer”. “A corrupção é um grave mal e todo o corrupto mata pessoas. Isso se mostra evidente quando uma pessoa morre por falta de um remédio, por falta de uma ambulância e este dinheiro que deveria ter ido para salvar a vida dessas pessoas virou um iate, ou uma casa e um carro para aquele que desviou”, destaca.

Marco Antônio explica que este é um projeto da sociedade apoiado pelo ministério público federal. “É muito importante que a sociedade civil apoie esta causa. É importante a população se conscientizar de que a mobilização popular e eventuais protestos nas ruas são importante, mas muito mais do que isto se faz necessário levar esta insatisfação e inconformismo para ações concretas e que sejam perenes. Acho que muito mais importante do que olhar para o passado através das punições que são aplicadas hoje, é olharmos para o futuro.

É a gente atuar para que tenhamos um país melhor e mais justo e que as pessoas possam ser mais felizes e que o dinheiro público dos impostos sejam canalizados em saúde, educação, a segurança pública para tornar a vida das pessoas melhor. Infelizmente enquanto tivermos a corrupção isso não irá acontecer. Teremos que conviver com os serviços publicos de modo geral, extremamente precários”, destaca.

Promotores e procuradores lançam campanha em Dourados

Grupo de escoteiros apoiam campanha em Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights