25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rede de colaboradores reforça banco de leite do HU

- Publicidade -

11/08/2014 08h06 – Atualizado em 11/08/2014 08h06

Rede de colaboradores reforça banco de leite do HU; serviço é referência em MS

“O Banco de Leite é uma das pérolas do SUS, serviço que, segundo a Organização Mundial de Saúde, é o melhor do mundo. E é esse tipo de serviço que estamos tratando aqui e que será referência em MS através de uma ideia simples e genial, baseada na generosidade e colaboração, que nutre crianças e salva vidas”. Esse foi o ponto ressaltado pelo reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, que encerrou a solenidade de inauguração do Banco de Leite Humano e Lactário do Hospital Universitário de Dourados – HU/UFGD/Ebserh, na sexta-feira.

A Universidade administra o hospital desde 2009 e, para Damião, foi um desafio gigante, mas uma das formas de ter espaço para a formação dos alunos e de pessoal de outras áreas. Por isso, de acordo com o reitor, foi levada a estrutura para o serviço público federal, onde o HU teria maior possibilidade de superação de desafios, principalmente os financeiros e de pessoal. “E é claro que temos desafios ainda, mas já investimos milhões de reais no hospital, temos mais de mil servidores e estamos adequando os serviços às necessidades da população”.

Presente também na solenidade, o superintendente do HU, professor Wedson Desidério Fernandes, agradeceu às pessoas que diretamente atendem o hospital, como o Corpo de Bombeiros de Dourados, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e a Secretaria Municipal de Saúde. Wedson lembrou também das pessoas que são amigas do HU e que melhoram, cada dia mais, a Unidade, como os parceiros do Ministério Público do Trabalho.

“Tenho que enfatizar também as ações de pessoas que estão no dia a dia desse hospital lidando com o público. Vocês são mais que colaboradores, são parceiros do nosso hospital. Estou muito feliz com o funcionamento do Banco de Leite, porque todos merecem carinho e a atenção que essa equipe tem e, gradativamente, vamos construindo uma Instituição do jeito que queremos, contando com pessoas com capacidade criativa, vontade e dedicação”, destacou o superintendente.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o vereador e presidente da Câmara Municipal de Dourados, Idenor Machado, o médico e diretor técnico do hospital, José Flávio Setti de Souza, e o diretor administrativo, Agenor Pereira de Azevedo. Depois da solenidade, as autoridades descerraram a placa de inauguração do Banco de Leite e Lactário. Juntamente com o público presente, eles visitaram o novo espaço reformado e adequado para atender as mães doadoras e para fazer o processamento do leite materno para bebês prematuros.​

HISTÓRIA DE SUCESSO

Durante a solenidade de inauguração, a Coordenadora do Serviço de Nutrição do HU, a nutricionista Miriam Pereira Soares, contou um pouco da história do Banco de Leite Humano em Dourados, iniciado em 2010 no antigo Hospital da Vida (HV) e da Mulher. Depois, a estrutura foi dividida ficando parte no HV e outra parte no HU, até que, finalmente, consegue ter seu espaço próprio, funcionando inteiramente no Hospital Universitário.

Miriam mostrou também os desafios enfrentados pela equipe para buscar leite materno das doadoras externas e contou histórias de sucesso do processamento do leite que já salvou centenas de bebês prematuros internados na Unidade, rendendo à equipe o Prêmio de Credenciamento e Certificado de Excelência na categoria Ouro, classificação máxima obtida pelo programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano. ​

Lactário garante nutrição a recém nascidos de baixo peso

Rede de colaboradores reforça banco de leite do HU

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights