21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Residentes e internos de Medicina do HU iniciam atendimento no Hospital da Vida

- Publicidade -

20/08/2015 10h21

Douradosagora

A partir de convênio entre a Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação Municipal de Saúde (Funsaud), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e a própria Universidade, via Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), médicos residentes e acadêmicos do curso de Medicina iniciaram, nesta terça-feira (18), atendimento no Hospital da Vida.

O estágio em unidades de urgência e emergência é exigido pelo plano pedagógico do curso de Medicina e, antes do convênio, os alunos da UFGD precisavam se deslocar até Campo Grande para cumpri-lo.

“Com essa parceria, inauguramos um excelente campo de estágio, pois o HU não tem pronto-socorro de portas abertas. Com essa nova possiblidade, nossos alunos e residentes cumprem todas as exigências acadêmicas em Dourados mesmo, sem ter que se deslocar para outro centro”, comentou a superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda.

A formalização do convênio foi concretizada nesta segunda-feira (17), com a assinatura do termo de cooperação, depois de diversas tratativas que envolveram também representantes da Funsaud, a diretora da FCS, Sílvia Oesterreich, o vice-diretor da Faculdade, Paulo Bertoleto, e a chefe da Unidade de Graduação e Ensino Técnico do HU-UFGD, Renata Maronna Praça.

Todo o trabalho dos alunos e dos residentes no Hospital da Vida tem a supervisão de cinco professores da FCS. “Esse trabalho em parceria qualifica o atendimento, melhora a eficiência e a qualidade do serviço, criando novas rotinas, além de propiciar condições mais amplas para o ensino”, afirmou o coordenador da Residência em Clínica Médica do HU-UFGD, Ricardo do Carmo Filho.
Residência Médica e internato

O programa de Residência Médica do HU-UFGD tem como objetivo permitir ao profissional recém-formado aperfeiçoar-se nas diversas especialidades ofertadas, tendo como premissa o aprimoramento das habilidades técnicas, o raciocínio clínico, o desenvolvimento de atitudes de valorização dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na doença, a promoção da integração do médico com a equipe multiprofissional e os pacientes e o estímulo à capacidade crítica da atividade médica.

Todos os anos, o HU-UFGD recebe cerca de 12 novos residentes em seus programas de Residência Médica. São profissionais recém-formados em cursos superiores de Dourados e de todo o Brasil, que buscam especialização em suas áreas.

No curso de Medicina da UFGD, o quinto e o sexto anos dos estudantes são reservados ao estágio supervisionado, feito dentro de instituições de saúde. O internato, como é chamado, é uma etapa obrigatória da grade curricular dos discentes.​

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights