22.2 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

UPA deve agilizar urgência e emergência em Dourados

- Publicidade -

11/07/2014 09h24 – Atualizado em 11/07/2014 09h24

Ativação da UPA deve agilizar serviços de urgência e emergência em Dourados

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h será ativada pela Prefeitura de Dourados nos próximos dias. A medida levará a uma reestruturação dos serviços de urgência e emergência do município, que deve desafogar o Hospital da Vida, atendendo a um anseio da população.

O hospital deixará de ter o chamado atendimento de “porta aberta” e passará a ser referenciado, ou seja, ele receberá apenas os pacientes encaminhados pela UPA, Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outros órgãos da saúde. Os usuários não poderão mais procurar a unidade espontaneamente.

A demanda de emergência será toda atendida pela UPA. “A UPA vai atender a todas as emergências, então o morador que hoje procura diretamente o Hospital da Vida passará a procurar a UPA. Na UPA 24h ele será atendido e caso o médico identifique que precisa de uma internação ou cirurgia, ele será encaminhado para o Hospital da Vida”, explicou o secretário de Saúde Sebastião Nogueira.

Para que esta reestruturação fosse possível, a Prefeitura de Dourados instituiu a Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados). A entidade fará a administração da UPA e do Hospital da Vida.

A contratação dos servidores que vão trabalhar nestes locais já começou. Foi realizado um processo seletivo e já convocados os primeiros funcionários que vão suprir as vagas abertas para a UPA. “Em breve vamos convocar o quadro para trabalhar no Hospital da Vida”, explica o secretário.

O hospital será assumido pela Funsaud no dia 1º de setembro. Dia 31 de agosto termina o contrato da prefeitura com o Hospital Evangélico, empresa contratada para administrar a unidade. Para a reestruturação do serviço, parte da estrutura do hospital passa por uma reforma para adaptações.

A prefeitura ainda busca mais recursos a serem aplicados nestas e outras áreas como parte do serviço de melhorias constantemente necessárias na área da saúde. O município já aplica 23% de seu orçamento em saúde enquanto a lei determina o mínimo de 15%.

Nesta quinta-feira, dia 10, o prefeito em exercício Odilon Azambuja, o secretário de Saúde Sebastião Nogueira, o deputado federal Geraldo Resende e o senador Waldemir Moka estão em Brasília para discutir repasses da saúde. Uma das pautas é justamente o teto que o município recebe do Estado e da União para financiar os serviços.

“Estamos reivindicando uma participação maior do Estado e da União, e isso é resultado desse trabalho”, afirmou Sebastião Nogueira. Dourados é polo de saúde para 34 municípios da região sul do Estado.

 UPA será ativada nos próximos dias para atendimento de urgência e emergênciaCrédito: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights