23.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ciclista quer entrar para o Guiness Book

- Publicidade -

28/05/2012 10h07 – Atualizado em 28/05/2012 10h07

Ciclista quer entrar para o Guiness

O amapaense Vinicius da Silva viaja de bicicleta há 13 anos e já percorreu 200.930 quilômetros por 4 mil municípios

Marli Lange

O amapaense Vinícius da Silva, 26 anos, que viaja há 13 anos em sua bicicleta encara um desafio: entrar para o Livro dos Recordes, o Guiness Book. Ele contou a sua trajetória durante sua passagem por Dourados na semana passada, uma das 4 mil cidades brasileiras já visitadas pelo ciclista amador.

Vinícius começou a percorrer o Brasil em 1999, após ter perdido toda a família em um acidente de barco em Manaus. Depois disso trabalhou como fotógrafo, palhaço, dançarino de forró, animador de festa, mas um dia decidiu desistir de tudo. “Trabalhei um tempo em Manaus, mas sozinho, acabei perdendo o gosto por tudo e decidi sair, percorrendo outros lugares, conhecendo outras pessoas para achar um sentido em minha vida”, conta. Nas contas deste aventureiro, diz já ter percorrido 200.930 quilômetros pelos 25 estados por onde já passou, enfrentando sol ou chuva.

Em cada cidade que passa ele faz um registro para guardar de lembrança. Além disso, ele sonha um dia escrever um livro relatando toda essa trajetória de aventuras. Sem patrocínio, Vinícius sobrevive com poucos recursos e graças à ajuda de pessoas, obtida em cada cidade que visita, pois, não é nada fácil fazer com que a bike permaneça sempre em bom estado, principalmente para enfrentar as condições desfavoráveis, do clima e das estradas de cada região. Em Dourados, por exemplo, ele pretendia percorrer algumas rádios para conseguir obter ajudar para comprar pneus para a bike.

“A última vez que sai de Manaus, em 2009, já consumi 54 pneus”, lembra. Vinícius diz que pretende encerrar sua jornada em Washington, na Capital dos Estados Unidos, de bicicleta, mesmo tendo que encarar as piores adversidades. “Esse, talvez seja o meu maior desafio, enfrentar outro país, outro idioma, outros costumes, mas estou me preparando para isso”, frisa. Ele ressaltou que quer divulgar o ciclismo brasileiro lá fora. “Aqui no Brasil, o ciclismo não é valorizado, mas no exterior as pessoas exaltam esse esporte tão importante e maravilhoso”, disse.

Depois disso Vinícius diz que pretende voltar para Manaus, escrever um livro sobre suas aventuras, mas não quer vender, diz que pretende fazer doações para os jovens. “Mas não quero que os jovens façam o que eu fiz”, adianta. Se sobrar algum dinheiro, ele diz que se dedicar a carreira de fotógrafo.

Vinícius já percorreu mais de 200 mil quilômetros em todo Brasil (Foto : Jorge Eduardo Lange/OPROGRESSO)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights