23 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Exposição sobre doação de órgãos abre nesta sexta

- Publicidade -

Exposição sobre doação de órgãos abre nesta sexta-feira na Capital

Mostra Gesto de Herói – o poder de doar vida, será aberta sexta-feira no Shopping Bosque dos Ipês para conscientizar população

Por: Elvio Lopes – 09/03/2017 06h59

As recentes autorizações de familiares de pessoas que têm morte cerebral atestada por médicos para doações de seus órgãos, tem feito de Mato Grosso do Sul um dos estados com facilidade de captação de órgãos para transplantes em pacientes de várias regiões do País, como o caso do guarda municipal de Dourados, falecido em janeiro, que teve órgãos distribuídos para várias pessoas no Brasil. Nos últimos dois anos, mais de 30 órgãos foram doados a pacientes de outros estados.

Para ampliar o número de doadores e conscientizar a população do Estado sobre a importância dessa atitude, uma parceria entre a Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Ministério da Saúde realiza, na Capital, com abertura nesta sexta-feira (10), o Projeto Gesto de Herói – o poder de doar vida, uma exposição itinerante sobre doação de órgãos que já passou por várias capitais do País durante o ano passado.

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e, principalmente, colocar esse tema em pauta nas discussões familiares, pois a recusa da doação pela família ainda é uma grande barreira ao aumento no número de doadores no país, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

A exposição chegará a Campo Grande nesta sexta, dia 10 de março, no Shopping Bosque dos Ipês, com entrada gratuita e, por dez dias, o estande do projeto ficará disponível para a população esclarecer as principais dúvidas relacionadas à doação e transplante de órgãos e tecidos.

Além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e pacientes transplantados, os visitantes contarão com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas em doação e transplante para responder perguntas, como os principais mitos e verdades a respeito do tema.

O projeto, que já passou pelos estados do Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, encerrará seu percurso na capital sul-mato-grossense. O Shopping Bosque dos Ipês fica na Avenida Cônsul Assaf Trad, na saída de Campo Grande para Cuiabá.

Exposição vai esclarecer a população sobre importância da doação de órgãos para salvar vidas

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights