21.3 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rodada de negócios apresenta serviços do Sesi, Senai, IEL e CIN para empresários

- Publicidade -

Douradosagora- 31/05/2016 13h12

Durante a 1ª Rodada de Negócios do Sesi, Senai, IEL e CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, na noite desta segunda-feira (30/05), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o presidente Sérgio Longen destacou o encerramento das atividades de “Maio – Mês da Indústria 2016” com o encontro entre empresários. “Mostramos a força da indústria em Mato Grosso do Sul e refirmamos o compromisso com o desenvolvimento do Estado por meio dos serviços do Sesi, Senai, IEL e CIN, focados no fortalecimento do setor industrial”, pontuou.

Sérgio Longen completou que o Senai atua muito mais focado na sua nova ação, que é voltada para a pesquisa e inovação, além de novas tendências de tecnologia, enquanto o Sesi está voltado, muito claramente, para a parte de consultoria em saúde e segurança no trabalho para as empresas e, o IEL, atua na qualificação do setor empresarial. O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, completou as informações apresentando os serviços da entidade voltados para a educação profissional, nas áreas de tecnológia e inovação, bem como nas soluções articuladas com a demanda do Estado.

Senai

O Senai apresentou os segmentos profissionais do mercado sul-mato-grossense e os serviços como o Programa Senai de Gestão Ambiental, Programa Senai de Manutenção Industrial, Programa Senai de Gestão Energética e o Programa Senai de Logística. “Os cursos de educação profissional são formados a partir das necessidades das empresas, que juntamente com os especialistas do Senai determinam o perfil profissional para que o profissional sempre esteja aderente as necessidades das empresas, além disso os alunos também são passam por avaliação para saber o nível de formação e promover ajustes sempre que necessário”, pontuou Jesner Escandolhero.

Ele também detalhou os serviços do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (IST Alimentos e Bebidas), o Laboratório Aberto do Senai, o Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) e o LabSenai Cerâmica. “O ISI Biomassa atua exclusivamente na pesquisa, desenvolvimento e inovação, principalmente nas questões de energia e sustentabilidade, biotecnologia e engenharia de processos, desenvolvimento de material orientado a produto, utilização de resíduos e engenharia de processos”, falou.

Sesi

O superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, falou dos eixos de negócios da entidade voltados para a educação básica e regular, cursos e treinamentos, rede de bibliotecas, além do trabalho voltado para as consultorias em saúde e segurança do trabalhador, bem como as ações sociais com eventos de responsabilidade social empresarial. “O Sesi atua desde educação infantil ao ensino médio e também prepara os alunos para o ENEM, com uma metodologia diferenciada de ensino em unidades nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Maracaju, Dourados, Naviraí, Três Lagoas e Aparecida do Taboado”, pontuou.

Ele também explicou que a consultoria avalia, identifica e propõe medidas de correção para situações de risco no ambiente de trabalho. “Com essa consultoria, é possível fazer a gestão dos atestados e mostra-se o quanto os acidentes impactam negativamente nas empresas, através de diagnósticos de atendimento as normas regulamentadoras, além da disponibilização de sistema informatizado onde as indústrias colocam a rotina de acidentes e atestados médicos, o que gera uma solução de gestão para as empresas”, comentou, anunciando ainda dois novos serviços: o programa de liderança da indústria da construção civil e o programa de sustentabilidade para micro e pequenas indústrias.

IEL e CIN

O superintendente do IEL, José Fernando Amaral, falou sobre os serviços de desenvolvimento de carreira como o Programa de Estágio, o Projeto de Recrutamento e Seleção e o Foco na Carreira com 12 temas para o desenvolvimento do estudante. Além disso, abordou o desenvolvimento empresarial, que envolve os serviços de assessoria, capacitação empresarial e o PQF (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores). “O PQF consiste em desenvolver e qualificar as empresas fornecedoras em cadeias produtivas de grandes indústrias para atender com qualidade, baseando-se no ISO9001. O programa atende 40 empresas por ano, opera com carga anual de 2500 horas de trabalho e já atender 187 empresas fornecedoras participantes”, enumerou.

A gerente do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, apresentar as portas de acesso ao mercado internacional por meio dos serviços de apoio à internacionalização das empresas, visando os aspectos do macroambiente, sendo acessível para micro e pequenas empresas, além de focar na inovação e diversificação de mercados. “O mais importante é que a empresa não pense que não está preparada para exportar porque o dólar está alto, mas sim que ela deve se capacitar, adaptar os produtos para a demanda externa e melhora até mesmo seus processos para conseguir atender o mercado”, disse, detalhando os demais serviços como inteligência comercial, capacitação voltada ao comércio exterior, promoção de negócios, emissão de documentos e atestado de produção.

Rodada de Negócios

Na avaliação do empresário Marco Antônio Cuco, da Sigo Homeopatia, a rodada de negócios é uma oportunidade de conhecer os serviços de apoio a indústria. “Apesar da empresa ter 14 anos, nós somos novatos na Fiems e ficamos distantes desses serviços, disponibilizados pelo Sistema, mas hoje nós vimos que existe uma série de demandas que podem ser atendidas, não só pela qualidade e competência das entidades, mas também pelo custo que é vantajoso”, afirmou.

O empresário Luiz Fernando de Brito, da União Plásticos, destacou que já realiza alguns serviços em parceria com o Sistema Fiems e que considera válido o suporte na gestão de processos. “Pretendemos iniciar a adequação para certificação da ISO, promovendo a gestão de qualidade e também já temos serviços de saúde e segurança do trabalhador com o Sesi, além da consultoria para adequação a NR12 com o Senai. Existe todo um trabalho na parte documental que a empresa precisa e, principalmente, gestão de processos, toda a instrução, a Fiems pega na mão e faz junto”, comentou.

Luiz Ricardo Maçaes, da empresa de logística C4, também compareceu ao evento para conhecer as oportunidades de serviços oferecidas pelo Sistema Fiems. “Já tive a oportunidade de trabalhar com o IEL na questão do estágio e hoje busco informações sobre desenvolvimento de mercado e inovações, porque todo o apoio é importante e agrega para a empresa”, disse.

Para o sócio-proprietário da Ana Matos Cosméticos, João Tomas Martins Venâncio, foi importante conhecer os serviços oferecidos pelo IEL, Sesi, Senai e CIN. “Conhecer os serviços valeu muito a pena, pois existem alguns que não sabíamos, como no caso do Sesi, com os cursos sobre satisfação do cliente e administre seu dinheiro de forma consciente. No caso do Senai, as ações na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos”, disse.

O Senai apresentou os segmentos profissionais do mercado sul-mato-grossense e os serviços como o Programa Senai de Gestão Ambiental, Programa Senai de Manutenção Industrial, Programa Senai de Gestão Energética e o Programa Senai de Logística.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Jogo Responsável no Brasil

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights