Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C

Dicas de alimentação saudável para o cardápio dos adolescentes

A infância e a adolescência são períodos vitais para a formação física e mental e a alimentação, é um dos itens que mais contribui para o desenvolvimento. Nesta fase, a alimentação saudável ao alcance dos jovens, faz com que eles cresçam com uma boa cultura alimentar.

“É na adolescência que adquirimos e cultivamos nossos hábitos. Um adolescente sedentário, com certeza poderá sofrer conseqüências de saúde quando adultos.

Além disso, é muito difícil a mudança de hábito depois dos 20 anos”, diz a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar.

A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais comenta que é fundamental a consciência dos pais na hora de servir a alimentação.

“Não adianta querer que o filho faça uma boa refeição, enquanto os responsáveis têm o hábito de ingerir gorduras, fast foods entre outros.

O exemplo é muito importante nesta fase, pois os filhos acabam sendo o reflexo dos pais”.

Segundo a nutricionista da empresa Consultoria Alimentar, diversas pessoas associam a boa alimentação com regime.

“A qualidade nas refeições significa melhor rendimento nas tarefas diárias, bom humor, saúde, pele viçosa, maior concentração nos estudos entre outros benefícios.

Se a pessoa ingerir em excesso alimentos saudáveis, poderá sofrer obesidade. Está acima do peso, não é somente com alimentos ruins”, ressalta.

A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais dá dicas de refeições que os pais podem fazer para os jovens:

Sugestão de Cardápio

Opção 1

Café da Manhã

(1) copo de 200 ml de vitamina de frutas

(1) de pão francês com requeijão (1 colher de sobremesa rasa)

Colação

4 Biscoitos integrais

Almoço

Arroz (5 colheres de sopa)/ Feijão 1 concha pequena

Role de Frango com cenoura e salsão (filé pequeno de 140g)

Salada de folhas mista (à vontade) /vagem 2 colheres de sopa

Banana 1 unidade

Lanche da tarde

(1) Pão de hambúrguer com gergelim com maionese (1 colher de sobremesa rasa), peito de peru ( 2 fatias), tomate 3 rodelas

Iogurte 200 ml

Jantar

Almôndega 2 unidades

Macarrão com brócolis ¼ do prato

Salada de folhas mista (à vontade) / abobrinha 2 colheres de sopa

Flan (1 porção de 100g)

Opção 2

Café da Manhã

1 copo de 200 ml de leite com cereal (1/2 xícara)

Colação

Salada de frutas 100g

Almoço

Panqueca de frango (2un)

Seleta de legumes 3colheres de sopa

Salada de folhas mista (à vontade) / beterraba 2 colheres de sopa

Caqui 1 unidade

Lanche da tarde

1 copo de 200 ml de pipoca (estourada na panela com pouco sal e óleo)

Suco de fruta natural 200 ml

Jantar

Arroz (5 colheres de sopa)/ Feijão 1 concha pequena

Cação ao molho 1 porção pequena de 150 g

Purê de mandioquinha 2 colheres de sopa

Salada de tomate 3 rodelas/pepino ¼ do pepino

Gelatina colorida (1 porção de 100 ml).(ABN NEWS)

(24) Comentários

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Muito bom, ajudou muito no meu trabalho.
Gostei.

 
Marciel em 07 de abril de 2014 às 15:58

eu amei o cardápio uma super. dica *-*

 
sabrina em 07 de março de 2014 às 21:04

tomara que eu consiga me corrigir, estava numa alimentação toda errada é que esta me ajude, pois esta fase dos 18 anos é horrível

 
Natália em 27 de fevereiro de 2014 às 08:47

Obrigada pelas sugestões! achei ótimas! espero aplicar na minha sobrinha!
Abraço - Nivalda

 
Nivalda Argolo da Silva em 20 de fevereiro de 2014 às 00:37

adorei esse cardapio. Ja anotei e irei pregar na geladeira e vo seguir direitinho... Eu peso 58kg, Quero emagrecer, quando pego pra comer sou muito exagerada. Quero ter uma alimentaçao saudavel. e comer menas besteira. Obrigadoo ae.

 
Debora em 30 de dezembro de 2013 às 08:54

vou tentar fazer pro meu filho

 
sonia maria paris xavier em 28 de novembro de 2013 às 01:35

Adorei!! ocupei todas as dicas para o meu projeto de Politécnico que é sobre alimentação dos adolescentes.

 
Natalia Dalla Vechia em 20 de novembro de 2013 às 15:59

nossa!!! eu amei,anotei no meu caderno e vou seguir direitinho,so podia ter umas frutas incluidas ta obrigada!

 
Thainara Da Costa Pinheiro em 20 de outubro de 2013 às 21:03

Eu adorei o cardapio e vou faze isu direitinho

 
Ana vitoria figueiredo em 06 de outubro de 2013 às 17:52

ALIMENTAÇÃO

 
IRENIR em 13 de agosto de 2013 às 13:27

Oi, adorei esse site. Gostaria de saber c/ poderia montar um cardápio p/o meu filho de 14 a, ele é chato p/comer, eu falo para ele, que tem que comer verduras e legumes, mas, já falei, está esperando q/ fique doente. Ele só quer comer bife frito com batata frita ou frango. Eu empurro panqueca, almondegas, lasanha, mas salada, não gosta de peixe, só se frito
Me ajude, grata

 
Jurema Fonseca Rolla em 07 de agosto de 2013 às 10:40

Tenho muita preocupação pq meu filho só começou a se alimentar depois dos 12 anos, hoje está p fazer 13 e usa muitos remédios controlados. Existe alguma dieta melhor p o caso dele?
Obrigada

 
Marileni Almeida Moraes em 09 de julho de 2013 às 12:00

É complicado estabelecer dietas baseadas em tabelas nutricionais sem considerar o metabolismo da pessoa que vai ingerir esses alimentos e sem considerar vários fatores como:
1 A pessoa tem condições financeiras de manter uma dieta tão variada?
2 Sabe preparar os alimentos? (para que tenham sabor agradável)
3 A pessoa trabalha/estuda? Tem tempo (ou outra pessoa) para preparar?
;)

 
EmmyLibra em 22 de junho de 2013 às 16:52

gostei muito do cardapio, vo seguir algumas dicas obrigado...

 
Armindo Nathu Azevedo em 15 de maio de 2013 às 10:17

Muito bom !!!! Me ajudou mto , mas tem algumas comidas que gosto mto e algumas nem tanto . Mas mesmo assim obrigado ajudou no trabalho .....

 
Lucas e Leo em 25 de março de 2013 às 15:38

Adorei o cardápio de vocês !!

Me ajudou bastante no trabalho de ciências...

Mas, como disseram, falta frutas no cardápio... Mas mesmo assim, muito obrigada.

 
Barbara em 25 de março de 2013 às 09:10

me ajudou muinto para o trabalho de educasao fisica

 
pamela carla em 16 de março de 2013 às 14:52

olha gosttei desse site é concerteza muitto bom gosttei dele por que ttem um cardapio pra que nos possamos ver oque comer e oque nao comer anotei tudo e seguirei essas anotaçoes vcs estao de parabens ... gostaria de pedir e ver que vc fez de por maiis alimentaçoes saudaveis tanto par quem quer imagreçer e engordar k'k'k' certo que ninguem quer engordar maiis sempre ttem um neeh k'k'k

 
jonas mariano em 03 de dezembro de 2012 às 10:52

gostei bastante do seu cardápio porem falta frutas o que é essencial na alimentação do jovem hoje.
se poder fazer outro ficarei agradecida..

 
madalena da silva lima cruz em 23 de novembro de 2012 às 14:23

Gostaria que postassemum cardapio mais acessivel..... coisa de que dos 11 aos 18 tivessem acesso com mais frutas... gostei de seus cardapios mais falta frutas coisa escencial para nossa saude :(

 
Rafah Souza em 01 de novembro de 2012 às 07:47
1 2

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Contato

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.