24.7 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fartos de promessas, indígenas fecham MS-156 contra falta d´água

- Publicidade -

Fartos de promessas, indígenas bloqueiam a MS-156 contra falta d´água

Eles pretendem pressionar o poder público a cumprir acordo de furar poços nas aldeias. Se as máquinas não chegarem, bloqueio segue semana adentro

Por: Maria Lucia Tolouei – 25/07/2016 09h33

Indígenas da Reserva de Dourados bloquearam a MS-156, de acesso entre Dourados e Itaporã. Mais cedo, eles estiveram reunidos na região da rotatória para decidir os rumos do manifesto por falta de água nas Aldeias Bororó e Jaguapiru que contam hoje com uma população de, pelo menos,17 mil pessoas.

O terena Ernesto Reginaldo Dávila disse há pouco, ao Douradosagora, que eles não vão esperar por promessas, vamos pressionar para agilizar os trabalhos. “Estivemos reunidos no gabinete do deputado Geraldo Resende mas, como as lideranças daqui concordaram como fechamento da rodovia, vamos apoiar”, diz Dávila.

“Hoje, a MS-156 segue bloqueada até às 17 horas e, se não mandarem os equipamentos para furar poços d´água, o manifesto será mantido, amanhã e nos dias seguintes”, afirma o terena.

Outro líder terena, o Pastor Valdemir Ribeiro disse ao Douradosagora que as comunidades das aldeias Bororó e Jaguapiru estão sem água há cerca de seis meses. “Poucas famílias tem o próprio poço; a maioria secou”, conta Ribeiro.

Segundo ele, pais e filhos estão recorrendo à água suja em lagoa localizada nos fundos da Aldeia Bororó, entre outras. “Bebem água parada, contaminada e as crianças ficam doentes”, contam as lideranças.

“Se isso acontecesse na cidade, seria calamidade pública”, certo?. questiona o líder terena Valdemir Ribeiro. Os indígenas estão inconformados com a situação das famílias que passam sede e se sujeitam a cozinhar, lavar roupa e beber água parada.

O deputado federal Geraldo Resende esteve este manhã na rotatória da MS-156, onde os indígenas estavam reunidos, para dar início ao bloqueio, e prometeu que na próxima quarta-feira duas máquinas perfuratrizes estarão nas aldeias Bororó e Jaguapiru para iniciar a obra de dois poços artesianos.

Ele também pediu que não bloqueassem a pista, mas o indígenas resolveram levar adiante a proposta de fechar a MS-156 até o final da tarde de hoje porque acreditam que, assim, o poder público se empenhe em agilizar os trabalhos.

Indígenas bloqueiam a MS-156 entre Dourados e Itaporã, em trecho perto da aldeia e anel viário. foto: Cido Costa/Douradosagora

Geraldo  pediu que não bloqueassem a pista, mas o indígenas resolveram levar adiante a proposta de fechar a MS-156 até o final da tarde de hoje. foto: Cido Costa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights